Buscar

A norma apresentada é matéria de direito objetivo, subjetivo, natural e/ou positivo? Fundamente sua resposta descrevendo conceitos.

“Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”

Tendo em vista a norma acima descrita, responda: A norma apresentada é matéria de direito objetivo, subjetivo, natural e/ou positivo? Fundamente sua resposta descrevendo conceitos. (A norma pode se adequar a mais de uma opção).

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Olá Daniela! Tudo bem? A norma do artigo 6º da Constituição é uma matéria de direito objetivo, pelo motivo de ser aplicável a vários indivíduos de forma indeterminada, ou seja, quem usufruir de tais direitos nela contidos, estará exercendo um direito objetivo. É norma de direito subjetivo também, porquanto cabe ao indivíduo decidir se pretende exercê-la ou não a prática de um dos direitos contidos nela. Seria uma prerrogativa unilateral do cidadão a aplicabilidade desta norma, se entender necessário e/ou oportuno. É uma norma do direito positivo, uma vez que está definida de forma codificada (positivada/escrita/formalizada/legislada no texto da Constituição Federal) e além de delinear o rol dos direitos sociais, atua no sentido de garantir o exercício dos mesmos, para todos, independe da necessidade e/ou escolha dos cidadãos. Ao fundo, prescindem do direito natural também, porque para haver o exercício dos direitos sociais, encontra pressupostos em direitos de ordem universal (direito natural/jusnaturalismo), existentes em todos os indivíduos, tais como a vida, liberdade e pensamento. Logo, o Direito objetivo/subjetivo/positivo/natural sistematiza a característica de uma unidade normativa, posto que a ausência de um deles, não exime o caráter garantidor que há sobre eles através da proteção pelas instituições republicanas. Os quatro tipos de direitos não podem ser entendidos separadamente, pela razão de serem intimamente conexos, em determinado contexto e momento. Ambos se fundam mutuamente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais