Buscar

No seu entendimento, o êxodo rural foi um motivador na desigualdade econômica da maior parte dos brasileiros? Porque?

Faça uma redação (mínimo 15 linhas).


 No seu entendimento, o êxodo rural foi um motivador na desigualdade econômica da maior parte dos brasileiros? Porque?



💡 1 Resposta

User badge image

? ¿

O êxodo da população rural é uma migração caracterizada pela migração de pessoas do meio rural para o urbano, fenômeno que ocorre em todo o mundo.

Uma das razões para o escoamento da população rural é a implementação de relações capitalistas modernas na produção agrícola. Nesse modelo econômico, o modelo econômico favorece os grandes proprietários, enquanto a mecanização das atividades rurais afasta os pequenos produtores do campo. O intenso processo de mecanização das atividades agrícolas substituiu a mão de obra. A baixa produtividade dos pequenos produtores que não conseguem mecanizar a produção os coloca em desvantagem no mercado.

Outro motivo que garante o êxodo do campo é o atrativo que as cidades exercem sobre parte da população rural. Muitos migram para as cidades, principalmente as mais industrializadas, em busca de trabalho e melhores condições de vida.

Porém, esse processo gera diversos problemas sociais, visto que alguns desses imigrantes não possuem a qualificação profissional exigida por um mercado cada vez mais competitivo, e como consequência, há um crescimento populacional desordenado, além do desemprego e subemprego nessas cidades, como vendedores ambulantes, catadores de matéria-prima. As flanelas são cada vez mais comuns, os transtornos causados ​​por esse processo atingem toda a sociedade, principalmente as pessoas que deixaram o campo para obter melhores condições de vida nas cidades.

Outro fator negativo que pode ser mencionado é a expansão das cidades, na ausência de um planejamento urbano, há muita gente pobre, moradias em locais desestruturados e o aumento de favelas.

Como toda forma de imigração por motivos econômicos, a saída da população rural é o resultado lógico de decisões políticas determinadas pelo capital, principalmente pelos interesses de seus proprietários.

Políticas públicas devem ser formuladas para solucionar tais problemas e fornecer subsídios aos pequenos produtores, de forma a evitar que essa população migre para as cidades para dar sorte.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais