Buscar

O que significa Erro substancial, escusável e real? Explique.

💡 6 Respostas

User badge image

Fernanda Granieri

O erro essencial ou substancial é aquele que incide sobre a causa do negócio que se prática, sem o qual este não teria se realizado. Um exemplo seria, uma pessoa compra um brinco achando que é de prata, mas na verdade é de bijuteria.
E o erro real é aquele que causa prejuízo efetivo ao agente. Vícios redibitórios são defeitos ocultos que depreciam a coisa de tal forma tornando-a desapropriada para sua finalidade.
O erro escusável é aquele que reflete no objeto como pode ser visto no art. 138 do C. C. E o erro real é aquele que causa prejuízo efetivo ao agente. ... E o dolo é o erro induzido na intenção de prejudicar ou fraudar a vítima.
1
Dislike0
User badge image

Kethelyn Santos



· Erro substancial: Noção inexata sobre um objeto, que influência a formação da vontade do declarante, que a emitirá de maneira diversa da que a manifestaria se dele tivesse conhecimento exato. Para viciar e anular o ato negocial, deste deverá ser substancial escusável e real.


Dos defeitos do Negócio Jurídico Do erro ou ignorância: artigos 138 a 144 do ...
1
Dislike0
User badge image

Kethelyn Santos

“Erro invencível ou escusável é o que não emana da culpa do agente. Ainda que empregasse a atenção do 'homem médio', o erro ter-se-ia verificado. Erro vencível ou inescusável é o que emana da culpa do agente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais