Buscar

O que vem a ser lei antitruste? Qual sua principal finalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Rodrigo Diniz

É a Lei que se destina a punir práticas anticompetitivas que usam o poder de mercado para restringir a produção e aumentar preços, de modo a não atrair novos competidores, ou eliminar a concorrência. A sua finalidade é tentar manter o mercado com concorrência e possibilitando a entrada de novos players.

0
Dislike0
User badge image

Betina Braga

A princípio destaca-se que a lei de defesa da concorrencia brasileira tem caráter administrativo, com aplicabilidade em três sistemas jurídicos distintos: o administrativo, o penal e o civil.

A aplicabilidade voltada ao ramo do Direito Penal, tem como sujeito ativo o Ministério Público, que age em favor da coletividade, mais precisamente no polo que tange a relação de consumo. Em suma, sua atuação fiscalizadora da lei, investigativa e denunciante corre na esfera de práticas ilícitas como formação de cartéis.

No sistema administrativo, segundo Marcus de Freitas Gouvêa, o combate a práticas ilícitas concorrenciais é muito mais amplo do que no sistema penal.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais