Buscar

- Qual a utilidade do estudo da farmacodinâmica?

💡 8 Respostas

User badge image

Karolina Pedrosa

A farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares. Esses efeitos causados pelos fármacos podem ser desejáveis, aqueles que são o objetivo do tratamento terapêutico e indesejáveis, que causam reações adversas e efeitos colaterais. A Farmacodinâmica estuda os efeitos das drogas ou fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre a dose do fármaco e efeito (Goodman & Gilman, 2005).

Ou seja, a farmacodinâmica estuda a correlação existente entre o fármaco e o organismo, observando quais processos fisiológicos são afetados pelos fármacos, através dos seguintes fatores:

  • Local e mecanismo de ação do fármaco;
  • Relação entre concentração e proporção do efeito;
  • Variação dos efeitos;
  • Respostas do organismo.


0
Dislike0
User badge image

Jean Cavalcante

Sua utilidade dentro da farmacologia é que ela estuda e analisa os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, bem como os mecanismos de ação e a relação entre a concentração do fármaco, os efeitos desejáveis ou colaterais.

0
Dislike0
User badge image

Beatriz Farias

entender como funciona o mecanismo de ação dos medicamentos. como e em que area atuam, quais são os efeitos colaterais...

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais