Buscar

algúem sabe

O artigo 188 do Código Civil descreve:

“Não constituem atos ilícitos:

I os atos praticados em legítima defesa ou no exercício regular de um direito reconhecido;

II a deterioração ou destruição da coisa alheia, ou a lesão a pessoa, a fim de remover perigo iminente.

Parágrafo único. No caso do inciso II, o ato será legítimo somente quando as circunstâncias o tornarem absolutamente necessário, não excedendo os limites do indispensável para a remoção do perigo.”


a) as hipóteses acima relacionadas, inobstante a ação voluntária do agente e a ocorrência de dano, não haverá necessariamente o dever de indenizar;


b) por não constituir ato ilícito a prática da legítima defesa, exclui também a responsabilidade civil, para os atos lesivos contra terceiros ausentes do nexo de causalidade.

c) é dever de indenizar, na responsabilidade civil, os danos decorrentes da morte de menor que faleceu por disparo de arma de fogo, de investigador de polícia, e que foi absolvido em processo criminal.

d) o agente que estando em exercício regular de um direito e causa dano a terceiro, por erro de execução, não responde pela indenização.

e) na responsabilidade civil é desnecessário provar excesso no ato da legítima defesa, visto que o legislador não caracteriza atos ilícitos os inseridos no artigo 188 do CC.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais