Buscar

Leia o excerto abaixo:

"A encenação é, pois, nem mais nem menos, o instrumento que permite construir, a partir dos elementos do mundo (mesmo que totalmente teatrais), a apresentação convincente de uma história, que nos permite recebê-la com prazer, compreendê-la e atribuir-lhe um estatuto ontológico muito particular (o da simulação lúdica, ou ficção). Definição enganadora? Sim e não. Tem contra si a sua evidência aparente; mas insiste, justamente, no logro que pode constituir essa evidência, e o necessário e permanente regresso à consciência do fabrico, como parte do contrato que o espectador deve celebrar com o filme."  

Fonte: PAIVA, Milena Leite. A direção de Arte no Audiovisual Brasileiro: uma abordagem sobre Subúrbio.

No início da história, o cinema se apropria da linguagem do teatro, como visto em Viagem à Lua, de George Mélies, para, assim, construir sua própria linguagem. Podemos dizer, então, que a encenação foi a base estruturante dos conceitos e práticas de direção de arte. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir. 

I. A encenação pode ser entendida como um ponto de vista, um certo recorte sobre o mundo.

II. A direção de arte manipula essencialmente dois dos pontos: o espaço e o tempo. A concepção do espaço é responsabilidade do Departamento de Arte.

III. Antes da consagração dos termos diretor de arte ou design de produção, o responsável por esse papel era o cenógrafo.

IV. A Linguagem do Cinema e do Teatro na atualidade são completamente distintas, a apropriação ocorrida no passado não acontece atualmente.

Está correto o que se afirma em:

  1. III, IV.
  2. II, III.
  3. II, III, IV.
  4. I, II, IV.
  5. I, II, III


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais