Buscar

De uma maneira ampliada, pode-se dizer que a aprendizagem é definida como uma mudança relativamente permanente no

comportamento do ser humano, fruto da experiência. De acordo com Gazzaniga, Heatherton e Halpern (2018), há três tipos principais de aprendizagem: 

- não associativa

- associativa

- por observação

​​​​​​​A partir da análise dessas três situações, tendo em vista os tipos de aprendizagem descritos por Gazzaniga, Heatherton e Halpern (2018), identifique:

a) Qual o tipo de aprendizagem mais evidente na situação 1? Como é possível identificá-lo?

b) Qual o tipo de aprendizagem mais evidente na situação 2? Como é possível identificá-lo?

c) Qual o tipo de aprendizagem mais evidente na situação 3? Como é possível identificá-lo?

💡 1 Resposta

User badge image

Marcele D. Almeida

a) O tipo de aprendizagem mais evidente na situação 1 é o tipo não associativa. Dentro da aprendizagem não associativa está a aprendizagem por habituação, que é um dos tipos mais simples de aprendizagem; consiste na adaptação (ou habituação) de um estímulo. Ou seja, ocorre quando um organismo se acostuma com um estímulo de tal forma que, com o passar do tempo e a experiência, ele não surte mais o mesmo efeito. 

Na situação descrita, Paula vai se habituando ao som do avião que, com o passar do tempo e com o costume, passa a não gerar o mesmo incômodo.  

OBS.: note que, mesmo havendo interação com outra pessoa, essa interação não foi decisiva para o processo de aprendizagem. Ele poderia ter ocorrido sem a conversa com seu vizinho, apenas à medida que Paula experienciasse a vivência. 

b) Na situação 2, o tipo de aprendizagem dominante é por observação. Nessa aprendizagem, uma pessoa serve de modelo de comportamento para outra, que a imita. 

Na situação descrita, Marina serviu como modelo para que Juliana aprendesse o comportamento de se maquiar.  

OBS.: mesmo que Juliana não tentasse se maquiar (não emitisse o comportamento), de acordo com a abordagem cognitiva da aprendizagem, ela poderia estar aprendendo. Isso ocorreria desde que as informações fossem armazenadas em nível mental e, quando Juliana quisesse ou tivesse oportunidade, poderiam ser expressas como um novo comportamento. 

c) Na situação 3, o tipo de aprendizagem dominante é a associativa. Nesse tipo de aprendizagem, o aprendiz estabelece relação entre estímulo, resposta e consequência. 

No caso de Julho, ele aprendeu a relação entre estudar a partir da confecção de um resumo (resposta comportamental) e tirar um boa nota nas provas (consequência). Dessa forma, Julho conseguiu desenvolver uma estratégia de estudos que tem demonstrado ser válida para o seu objetivo. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais