Buscar

Você é psicólogo de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS),

onde acompanha diversas famílias e crianças que vivenciam situações de vulnerabilidade social. A função do psicólogo no CRAS é oferecer apoio psicológico e o fortalecimento do vínculo dos usuários com a assistência por meio da inserção em grupos de crianças, adolescentes e adultos. Também deve propor oficinas lúdicas e de geração de renda, nas quais se ensinam atividades que podem favorecer a autonomia dos usuários, bem como identificar casos que necessitem de intervenção para que a família consiga ter a sua autonomia e sustentabilidade. 

Você acompanha uma família de cinco irmãos que residem com a avó e mais duas tias. As crianças apresentam comportamento agressivo, e relatam muitas vezes não ter o que comer. O Conselho Tutelar já foi acionado algumas vezes pelos vizinhos, devido ao relato de maus-tratos.

Como o conceito de cognição social auxilia a compreender essa situação? Identifique que esquemas surgem a partir da situação descrita.

💡 1 Resposta

User badge image

Andressa Benvinda Batista

Se pensarmos como profissionais da psicologia nesse contexto, à luz da psicologia social, temos a compreensão que essa família vive em condições precárias e de extrema pobreza. Os comportamentos agressivos são aprendidos em casa, uma vez que o conceito de cognição social pode ser compreendido como o conjunto de processos mentais adquirido no convívio social, a partir das percepções das situações vivenciadas. No caso apresentado as crianças possivelmente vivenciam situações de violência e agressão, podemos identificar que suas atitudes agressivas são um reflexo do que vivenciam. Tendo registrado assim uma forma de reagir.  

Já os schemas significam atalhos cognitivos que geram respostas automáticas; segundo o caso, podemos explicar que o comportamento dessas crianças é parte de schemas cognitivos que adquiriram no convívio com a família.

Imagina-se que nessa família não estão conseguindo educar essas crianças. A maneira como as crianças percebem a realidade e a forma como são tratadas resultam de schemas cognitivos que adquiriram no convívio com a família. Deve-se conversar com essa família orientando novas maneiras de se relacionar com as crianças. 

Poderia ser uma ação inserir as crianças nos grupos de convivência para, a partir deles, oportunizar experiências de autocuidado, higiene e valores; seria uma forma de estimulá-las a terem um aprendizado diferente da realidade que vivenciam em casa, sendo capazes de adquirir novas experiências de cuidado e proteção. 


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais