Buscar

A 5-hidroxitriptamina (5-HT, serotonina) é encontrada em altas concentrações nas células enterocromafins distribuídas por todo o trato

gastrointestinal, nas plaquetas e amplamente dispersa pelo SNC. Foram delineados inúmeros subtipos de receptores 5-HT por análises farmacológicas e de clonagem do DNA, o que permitiu o desenvolvimento de fármacos seletivos para os subtipos específicos de receptores. Qual das seguintes alternativas sobre a neurotransmissão serotoninérgica está correta?​​​​​​​

a)O subgrupo dos receptores 5-HT2A está expresso nas regiões do SNC associadas ao humor e à ansiedade.

b)O subgrupo dos receptores 5-HT1 está expresso nas regiões do SNC associadas às náuseas e aos vômitos.

c)O subgrupo dos receptores 5-HT2A da neurotransmissão serotoninérgica está envolvido na esquizofrenia.

d)O subgrupo dos receptores 5-HT3 está expresso nas regiões do SNC associadas ao humor e à ansiedade.

e)O subgrupo dos receptores 5-HT1 está expresso nas regiões do SNC associadas às alucinações, onde o alucinógeno LSD atua.

💡 18 Respostas

User badge image

Paula Carvalho

 

A 5-hidroxitriptamina (5-HT, serotonina) é encontrada em altas concentrações nas células enterocromafins distribuídas por todo o trato gastrintestinal, nas plaquetas e amplamente dispersa pelo SNC (figura). Foram delineados 14 subtipos de receptores 5-HT por análises farmacológicas e clonagem do DNA, o que permitiu o desenvolvimento de fármacos seletivos para os subtipos de receptores.

Qual das seguintes alternativas sobre a neurotransmissão serotoninérgica não está corretamente associada?

Resposta incorreta.A. 

a) O subgrupo dos receptores 5-HT1 está expresso nas regiões do SNC associadas a humor e ansiedade – fluoxetina e buspirona.

O subgrupo dos receptores 5-HT1 está expresso no hipocampo e na amígdala, regiões do SNC associadas a humor e ansiedade. Fluoxetina e buspirona são exemplos de fármacos que atuam na neurotransmissão serotoninérgica, respectivamente, para o tratamento da depressão e da ansiedade.

Resposta incorreta.B. 

b) O subgrupo dos receptores 5-HT3 está expresso nas regiões do SNC associadas a náuseas e vômitos – ondasentrona e granisentrona.

O subgrupo dos receptores 5-HT3 está expresso na área postrema, região do SNC associada à indução de náuseas e a vômitos. Ondasentrona e granisentrona são exemplos de fármacos que atuam como antagonistas de receptores 5-HT3 e são usados no tratamento de náuseas e vômitos induzidos por quimioterápicos antineoplásicos.

Você não acertou!C. 

c) A neurotransmissão serotoninérgica também está envolvida na esquizofrenia – risperidona.

A risperidona é um fármaco antipsicótico com ação antisserotoninérgica em receptores 5-HT2A.

Resposta incorreta.D. 

d) A serotonina influencia numerosas funções cerebrais, incluindo sono, cognição, atividade motora, percepção sensorial, regulação da temperatura, humor, apetite, comportamento sexual e secreção hormonal – sumatriptana, metissergida, trazodona e cetancerina são exemplos de fármacos que atuam na neurotransmissão serotoninérgica.

A serotonina exerce inúmeras funções fisiológicas no SNC. Os fármacos sumatriptana, trazodona e cetancerina são exemplos de fármacos que atuam na neurotransmissão serotoninérgica e, respectivamente, são uteis no tratamento de enxaqueca, depressão e esquizofrenia.

Resposta correta.E. 

e) O subgrupo dos receptores 5-HT2 está expresso nas regiões do SNC associadas aos transtornos do humor – paroxetina e sertralina.

O subgrupo dos receptores 5-HT2 está expresso nas regiões do SNC associadas a alucinações, onde atua o alucinógeno dietilamida do ácido lisérgico (LSD). Os fármacos paroxetina e sertralina são antidepressivos.


4
Dislike0
User badge image

Raquel Barreto

LETRA E 

e) O subgrupo dos receptores 5-HT2 estão expressos nas regiões do SNC associadas aos transtornos do humor – Fármacos Paroxetina e Sertralina.

O subgrupo dos receptores 5-HT2 estão expressos nas regiões do SNC associadas a alucinações onde atua o alucinógeno dietilamida do ácido lisérgico (LSD). Os fármacos Paroxetina e Sertralina são antidepressivos.


4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais