Buscar

celula

O citoesqueleto constitui uma rede de fibras que se estende pelo citoplasma e cuja função principal é a organização das estruturas e atividades da célula, dando sustentação mecânica à célula, mantendo sua forma. Da mesma forma, o citoesqueleto está envolvido na regulação de atividades bioquímicas em resposta à estimulação mecânica. Elementos do citoesqueleto e proteínas motoras trabalham juntos com as moléculas da membrana plasmática para permitir que células inteiras se movam ao longo das fibras fora da célula. Devido a um mecanismo semelhante, proteínas do citoesqueleto celular fazem as células musculares se contraírem.

💡 1 Resposta

User badge image

joyce sabrina

As proteínas do citoesqueleto celular são: os microtúbulos, os microfilamentos e os filamentos intermediários. Os microtúbulos são os mais espessos dos três; os microfilamentos (também chamados de filamentos de actina) são os mais finos; e os filamentos intermediários são fibras de diâmetro intermediário. Os microfilamentos também são chamados de filamentos de actina, sendo um microfilamento formado por uma cadeia dupla de subunidades de actina enroladas. Os microfilamentos são conhecidos por seu papel na mobilidade celular, particularmente como parte do aparelho contrátil das células musculares. Milhares de filamentos de actina estão arranjados paralelos uns aos outros ao longo da extensão de uma célula muscular, intercalados com filamentos mais espessos feitos de uma proteína chamada de miosina. O papel estrutural dos microfilamentos no citoesqueleto é produzir tensão (forças de tração).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

celula

Biologia Celular

UNIRB

User badge image

joyce sabrina

Question Icon

celula

Biologia Celular

UNIRB

User badge image

joyce sabrina

Question Icon

celula

Biologia Celular

UNIRB

User badge image

joyce sabrina

Materiais relacionados