Buscar

Recreação e Lazer Atividade Objetiva 2 fam

Leia o texto a seguir:

Nas aulas de Educação Física de uma turma altamente competitiva o professor vê a necessidade de uma mudança de estratégia, pois este elevado nível de competição da turma está evidenciando a maior habilidade esportiva de alguns alunos e a menor participação e consequente exclusão de outros. Durante a fase de transição dos jogos competitivos para os jogos cooperativos o profissional de Educação Física realiza uma mescla de atividades em equipes. É comum que, nessa transição, as atividades gerarem alguns conflitos entre os participantes, pois os alunos ainda não incorporaram a prática colaborativa dessa nova proposta para as aulas, o que não é negativo, porém, o professor deve dinamizar processos e estar preparado para administrar esses conflitos.

Diante desta situação de transição é importante que o profissional de Educação Física desenvolva algumas atividades que contemplem situações que agreguem valor de união e confraternização entre os participantes.

 

Considerando a situação apresentada e mediante a necessidade de minimização destes conflitos, analise as afirmações a seguir:


I. O profissional de Educação Física deve intensificar o desenvolvimento de jogos cooperativos excluindo totalmente os jogos competitivos das aulas de Educação Física.

II. O profissional de Educação Física deve continuar com a mescla de atividades competitivas e cooperativas, porém introduzir elementos de cooperação nos jogos com estruturas competitivas. 

III. O profissional de Educação Física deve retomar o processo de atividades competitivas e privilegiar as habilidades esportivas formando equipes para participação de jogos escolares.


É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



II e III, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


II, apenas.


I, II e III.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 2

0,2 pts

Leia o texto a seguir:

As crianças são capazes de lidar com complexas dificuldades psicológicas através do brincar. Elas procuram integrar experiências de dor, medo e perda (…) Crianças que vivem em ambientes perigosos repetem suas experiências de perigo em suas brincadeiras. Por exemplo: no Brasil, crianças que vivem nas favelas onde predomina a luta entre policiais e bandidos têm como tema preferido de suas brincadeiras esses conflitos. Quando a criança assume o papel de alguém que teme, a personificação é determinada por ansiedade ou frustração. (…) A passagem de um papel passivo para um papel ativo é o mecanismo básico de muitas atividades lúdicas. Reduz o efeito traumático de uma experiência recente e deixa o indivíduo mais bem preparado para ser submetido novamente ao papel passivo, quando necessário. Isso explica, em grande parte, o efeito benéfico da brincadeira.

Fonte: BOMTEMPO, E. A brincadeira de faz de conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário. InJogo, brinquedo, brincadeira e a educação. KISHIMOTO, T. M(Org.). 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

 

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:


I. Brincar é a principal maneira de expressão da criança e uma das atividades mais importantes para o seu desenvolvimento.

II. Brincar proporciona alegria e divertimento, desperta a curiosidade, estimula a inteligência, permitindo a criança se expressar, criar e imaginar.

III. Brincar é uma linguagem não verbal, na qual a criança expressa e transmite mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo.


É correto o que se afirma em:

Grupo de escolhas da pergunta



II e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


I, apenas.


III, apenas.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 3

0,2 pts

Leia o texto a seguir:

“Os dias de aula eram infernais. Cedo, recebi o apelido de ‘João’, pois meu cabelo era curtinho, por conta de umas complicações quando nasci e os médicos tiveram que raspá-lo. Na 1ª série, meu cabelo foi cortado pela colega que se sentava atrás de mim. Recebi depois o apelido de espantalho, por ser ‘feia e esquisita’. Eu me sentia acuada, agredida e insuficiente. Na 7ª série, fui trancada na sala por dois garotos, pois eles disseram que queriam ir lanchar com ‘gente normal’. Procurei a coordenação da escola, mas nada fizeram. A psicopedagoga disse que não acreditava em mim. Tudo isso afetou meu desempenho”, conta a universitária Ana Letícia Silva, que, durante anos, sofreu com piadas relacionadas a sua aparência e agressões no colégio.

Os relatos dão conta da saga de ex-estudantes sobreviventes da triste realidade brasileira que aponta, conforme Dados do último relatório (2018) do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), que três em cada dez alunos de 15 anos no Brasil afirmam sofrer bullying nas escolas, o que corresponde a 29%, percentual que está acima da média dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 23%.

Fonte: PORTELA, R. Bullying: relato de sobreviventes. Em tempo. 25/01/2020. Disponível em: https://d.emtempo.com.br/ciencia-e-tecnologia-educacao/187613/bullying-relato-de-sobreviventes (Links para um site externo.)

. Acesso em: 22 de abril 2020. Adaptado.

Cientes da importância das atividades recreativas e seu potencial no enfrentamento da violência no âmbito escolar, considere as informações apresentadas e assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta



A competição, durante as aulas de Educação Física, é um processo de interação social, onde os objetivos são mutuamente exclusivos, as ações são isoladas ou em oposição umas às outras, e os benefícios são concentrados nos vencedores.


Nas aulas de Educação Física a proposta de atividades competitivas proporciona o empoderamento dos alunos e desenvolve nos participantes as competências para obtenção de impacto coletivo sob outras pessoas.


Na prática das aulas de Educação Física, o esporte deve valorizar o aspecto técnico, o rendimento, a padronização e o individualismo. Essas concepções desenvolvem um indivíduo disciplinado, padronizado, treinado, sujeito a classificações e comparações.


Um dos objetivos da Educação Física é proporcionar aos alunos a convivência em grupo de maneira respeitosa, estimulando situações em que prevaleça o diálogo, a troca de experiências e que atitudes positivas sejam estimuladas.


Durante as aulas de Educação Física, os alunos aprendem os fundamentos técnicos e táticos de um esporte, compreendem às regras e colocam o objetivo da vitória como meta a ser alcançada a qualquer preço.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 4

0,2 pts

Leia o texto a seguir:

(…) a brincadeira pode ser vista como uma forma de interpretação que a criança fez e faz sobre o brinquedo, ele não condiciona as ações da criança, mas oferece um suporte que poderá ganhar inúmeros significados a partir do imaginário e de acordo como o decorrer da brincadeira acontece.

Fonte: BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. Tradução de Maria Alice de Sampaio Dória. São Paulo: Cortez, 1995. p. 32.

As crianças aprendem brincando e é dessa maneira que interagem com o ambiente. Os brinquedos são os instrumentos que lhes permitem descobrir o mundo em que vivem, e o professor deve utilizar o brinquedo como um recurso pedagógico e para isso precisa

Grupo de escolhas da pergunta



orientar todas as atividades e instruir as crianças dando informações de como devem se comportar e a maneira correta de utilização dos brinquedos, tornando assim a aula mais organizada.


desenvolver atividades lúdicas individualizadas para que a criança saiba brincar de forma organizada sem interferir na concentração dos colegas durante a aula.


direcionar atividades lúdicas para as crianças somente nas horas de intervalo e recreio, pois dessa maneira consegue maior disciplina nos momentos de aula, a atenção é privilegiada.


preparar o ambiente da aula, proporcionando às crianças o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, do respeito e do compartilhamento, promovendo a compreensão da sociedade em que está inserida.


ter sempre brinquedos novos e adquiridos em lojas especializadas que serão utilizados nas aulas, em quantidade adequada para todas as crianças, pois assim facilita seu trabalho.

 

Sinalizar esta pergunta

Pergunta 5

0,2 pts

Leia o texto a seguir:

No ambiente escolar, o jogo sempre usufruiu um lugar de destaque, sendo o conteúdo mais trabalhado pelos professores de Educação Física. No entanto, a sua contribuição real para o desenvolvimento integral do aluno é motivo de questionamento, para a escola, os pais e alguns professores. (…). Acredita-se que, pela escola ser uma instituição social, o ambiente escolar é um meio que influencia, produz ou reproduz, os processos de construção do sujeito.

E assim o jogo é um importante caminho no processo educativo do indivíduo, com potencial para aproximar atividades e o comportamento das pessoas, no que diz respeito a condições básicas à liberdade, a separação nos limites de tempo e espaço estabelecidos e a regulamentação.

Fonte: VALDUGA, C. Jogo na Educação Física: discussões e reflexões. Efdeportes.com, Buenos Aires, ago. 2011. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd159/jogo-na-educacao-fisica-discussoes-e-reflexoes.htm. Acesso em: 22 de abril 2020. Adaptado.

Considerando o jogo educativo como um instrumento com finalidades pedagógicas, analise as afirmações a seguir:


I. O jogo promove situações de ensino-aprendizagem, seja formal ou informal e possibilita a construção do conhecimento.

II. O jogo possui limitações no desenvolvimento de atividades em grupo, pois inviabiliza o envolvimento de vários participantes, promovendo, com isso, a exclusão.

III. O jogo desenvolve a hábitos e atitudes de respeito, melhora o comportamento social, além de desenvolver o aspecto cognitivo.

IV. O jogo educativo promove a competição e deve ser estimulado quando evidencia vencedores e perdedores, classificando em bons e ruins competidores.


Estão corretas apenas as afirmativas:

Grupo de escolhas da pergunta



II e IV.


II e III.


I e II.


I e III.


I e IV.

💡 3 Respostas

User badge image

roxxy club

Pergunta 1 _resposta ll apenas.
3
Dislike0
User badge image

Maria Tereza dos Santos Castro

Poderia postar as respostas?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

recreação e lazer

Recreação e Lazer

FAM

User badge image

diego marques

Question Icon

Recreação e Lazer

Recreação e Lazer

ESTÁCIO

User badge image

Adriel Cardoso

Question Icon

recreação e lazer

Recreação e Lazer

UNINTER

User badge image

luciano amaral

Materiais relacionados