Buscar

O que é sujeito passivo direto e indireto no direito tributario?

💡 3 Respostas

User badge image

GIANNI BAGS

Sujeito passivo direto é o contribuinte, o sujeito que estava presente na ocorrência do fato gerador. O sujeito passivo indireto é o sujeito responsável tributário, ele não estava presente na ocorrência do fato gerador mas, por algum motivo que conste da lei, ele é responsável, subdiariamente ou pessoalmente, pelo tributo.

0
Dislike0
User badge image

Bárbara Porto

sujeito passivo direto é o contribuinte que possui uma relação pessoal e direta com o fato gerador. Já o sujeito passivo indireto é o responsável, terceira pessoa escolhida pela própria lei para pagar o tributo, sem ter realizado o fato gerador.

Ex: Uma criança que possui um bem imóvel urbano de sua propriedade. Diante do direito tributário, a capacidade é plena então ele deveria pagar o IPTU, sendo o sujeito passivo direto. Contudo, diante da realidade fática, a lei determina que os pais sejam os sujeitos passivos indiretos. Embora o imóvel não seja de propriedade deles, são eles os responsáveis por cumprirem a obrigação tributário do filho.

0
Dislike0
User badge image

Simone Ferreira

O que é sujeito passivo direto e indireto no direito tributario?


0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais