Buscar

atividade 4, quem ajuda.

PERGUNTA 1


  1. Conforme Bonato (2011, p. 321) “Acreditação é um método de avaliação externa da “Qualidade” dos serviços de saúde. Difundida em países de língua inglesa, antecedeu o movimento do gerenciamento da “Qualidade Total”. Seu desenvolvimento se confunde com aquele dos serviços de saúde nos Estados Unidos, exemplo mais conhecido e divulgado dessa vertente da “Qualidade”. Por ter sido desenvolvida para a saúde e dentro da sua realidade, envolveu, sobretudo, a corporação médica. Essas características tendem a diminuir as resistências observadas no setor para a adoção de métodos de avaliação.”
  2. BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  3. Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que traz a informação correta quanto a acreditação em saúde.
  4. A metodologia ONA de acreditação foi pioneira no Brasil e é a única organização certificadora que oferece 2 níveis de acreditação, cada nível de certificação se refere a um tipo de organização de saúde diferente.A acreditação hospitalar é um processo voluntário que as instituições de saúde buscam para mostram que atendem a um determinado conjunto de práticas e normas de gestão da qualidade. A acreditação analisa e atesta que uma instituição atende aos requisitos estabelecidos pela acreditadora.O processo de acreditação é um método de racionalização das atividades organizacionais, é um processo orgânico e natural, realizado do forma autônoma pelos profissionais de saúde.A acreditação é um processo obrigatório, mas cada organização de saúde pode escolher os itens de qualidade que deseja atender e ainda receber a acreditação.O método de avaliação das acreditações é basicamente um processo de fiscalização, a acreditadora fiscaliza todas as atividades organizacionais para manter as atividades dentro do limite planejado.

1 pontos  

PERGUNTA 2


  1. Para Mattos e Toledo (1998, p. 313) “A existência de um Sistema de Custos da Qualidade (SCQ) não é um requisito para certificação do sistema da qualidade, mas, ao que tudo indica, uma empresa certificada possui um ambiente mais propício para implantação desta ferramenta de gestão. Esse ambiente favorável seria dado pela explicitação e sistematização das atividades por garantia integral, pela existência de informações sobre o desempenho em qualidade nos processos da empresa, e também pela necessidade da Alta Administração de dispor de informações para análise do desempenho e da eficácia global do sistema da qualidade existente.”
  2. MATTOS, J. C.; TOLEDO, J. C. Custos da qualidade: diagnóstico nas empresas com certificação ISO 9000. Gestão & Produção , v. 5, n. 3, p. 312-324, 1998. P.313. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gp/v5n3/a11v5n3 . Acesso em: 20 jul. 2020.
  3. Conforme o texto apresentado, e o conteúdo estudado ao longo desta unidade, assinale a alternativa correta a respeito dos custos da qualidade.
  4. As falhas externas englobam todos os custos relacionados a qualidade que ocorrem no transporte do produto até o consumidor, como cargas roubadas, acidentes e desastres naturais.Os custos de avaliação tratam dos custos para levantar as informações sobre a avaliação que os clientes/consumidores fazem dos produtos/serviços da empresa. Um exemplo de custos de avaliação são as pesquisas de satisfação.Os custos de prevenção, como o nome já diz, trata dos custos de todos os esforços para que as falhas/erros não ocorram e, consequentemente, não cheguem ao consumidor. Entre eles estão diversas atividades de mensuração e controle da qualidade.Ao implantar medidas de controle e melhoria da qualidade, a organização sempre irá verificar uma redução nos seus custos. As atividades relacionadas a qualidade não geram custos a organização, nem sequer custos pontuais.Custos de falhas podem ser classificados em falhas sérias e falhas menores. Falhas sérias são aquelas detectadas ainda dentro da empresa, como refugo da produção. Falhas menores são aquelas detectadas quando o produto já saiu da organização, como custos de devolução e logística reversa.

1 pontos  

PERGUNTA 3


  1. “Quando uma mudança é proposta no ambiente de trabalho, quase sempre gera uma percepção de ameaça ao status quo da situação já organizada e segura da pessoa. Isso provoca um desequilíbrio interno, que, geralmente, deflagra reações imediatas, de modo a restabelecer o estado anterior de equilíbrio [...] Mesmo quando reconhecidamente necessárias, as mudanças rápidas e de grande impacto dificilmente são consensuais e geram pouco comprometimento [...] são quase sempre traumáticas, provocando grande resistência, ressentimentos, mágoas e, até mesmo, boicotes (FONSECA, 2000).”
  2. GUIMARÃES, R. S. et al . Gestão da Mudança: uma alternativa para a avaliação do impacto da mudança organizacional. Revista de Administração FACES Journal , [Belo Horizonte], v. 10, n. 1, p. 95-113, 2011. Disponível em:
  3. https://www.redalyc.org/pdf/1940/194019752006.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  4. Analise as afirmativas a seguir e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
  5. I. ( ) O gerenciamento de mudanças é uma questão secundária na gestão das organizações, o futuro pode ser como a organização quer, desde que ela se mantenha com bons resultados.
  6. II. ( ) A organização precisa mudar para atingir seu melhor estado possível, visualizar onde quer chegar e como chegará lá. Não é possível fazer isso sem gerenciar as mudanças.
  7. III. ( ) Os três estágios do modelo de Lewin para gestão da mudança são: recongelamento, congelamento e mudança, nessa ordem.
  8. IV. ( ) Após a finalização da mudança planejada, os novos procedimentos, práticas e afins se encaixam normalmente na rotina da organização. Então não é necessário preocupação da gestão quanto a essa etapa.
  9. V. ( ) Mudanças organizacionais não precisam de preparação ou planejamento, elas ocorrem de forma orgânica em qualquer empresa, basta boa vontade da gestão.
  10. Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.
  11. F, F, F, F, F.F, V, F, V, F.V, F, F, V, V.V, V, V, V, V.F, V, F, F, F.

1 pontos  

PERGUNTA 4


  1. Segundo Bonato (2011, p. 321) “A sistemática de qualidade escolhida pelos serviços de saúde, qualquer que seja, está vinculada a um conjunto de ações e posições socioculturais de seus gestores. Retrata relações estabelecidas entre eles, no processo de trabalho e em seus grupos de referência, refletindo-se nas opções definidas. O sistema de crenças e valores dos indivíduos e da organização está embutido na escolha metodológica, que visa a atender às expectativas das partes comprometidas no pro cesso. Os sistemas híbridos podem ser positivos e alavancadores de um desenvolvimento crescente e espiralado, envolvendo, cada vez mais, os diversos níveis da instituição.”
  2. BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  3. Assinale as afirmativas e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
  4. I. ( ) O ambiente hospitalar é cheio regras formais e informais, decorrentes das relações entre as diversas categorias de profissionais. Isso torna ainda mais difícil o processo de estabelecer normas e padrões, tão importantes para gestão da qualidade.
  5. II. ( ) Na maior parte das instituições de saúde existe uma cultura aberta de divulgação de erros e outros acontecimentos que possam prejudicar o paciente, sempre em busca de melhorar a qualidade do atendimento.
  6. III. ( ) Algumas características que influenciam a implementação, com sucesso, em organizações de saúde, diferem muito dos requisitos para excelência em saúde, questões como liderança e foco no cliente são secundárias.
  7. IV. ( ) Organizações de saúde são mundialmente reconhecidas pelo seu nível de padronização de procedimentos operacionais, protocolos e afins. Os profissionais geralmente têm pouca autonomia nas atividades.
  8. V. ( ) Qualquer organização é capaz de gerenciar seus erros/falhas, desde que sejam implementados mecanismos de punição para esses erros. Quando mais severa a punição, menos a ocorrência de erros.
  9. Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
  10. V, F, F, F, F.F, V, F, V, F.V, V, F, F, V.F, V, V, F, F.V, F, F, V, V.

1 pontos  

PERGUNTA 5


  1. Para Hammer e Champy (1994 apud
  2. TURRA, JULIANI, SALLA, 2018, p. 48), “o processo empresarial pode ser definido como um conjunto de atividades com uma ou mais espécies de entrada, que gera uma saída de valor para o cliente. Assim, a entrega dos produtos ao cliente pode ser considerada o valor criado pelo processo. Com um pensamento semelhante, Davenport (1994) conceitua o processo como um conjunto de atividades ordenadas no tempo e no espaço, com começo e fim, entradas e saídas, destinadas a resultar num produto para o cliente ou mercado”.
  3. TURRA, M. E. D.; JULIANI, L. I.; SALLA, N. M. C. G. Gestão de Processos de Negócio – BPM: Um Estudo Bibliométrico sobre a Produção Científica Nacional. Revista Administração em Diálogo , [São Paulo], v. 20, n. 3, p. 46-68, 2018. Disponível em: http://ken.pucsp.br/rad/article/view/36961/26528 . Acesso em: 20 jul. 2020.
  4. Analise as afirmativas a seguir a marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.
  5. I. ( ) Não é incomum que as empresas tenham dificuldades para implementar a gestão de processos. Muitas vezes isso se dá pela falta de alinhamento entre as melhorias propostas e os objetivos e necessidades da empresa. Também é comum que a gestão falhe em fazer a integração entre o que o mercado quer e as decisões da empresa.
  6. II. ( ) A gestão de processos foi criada tendo como base a organização industrial. Sendo hospitais, e outras organizações de saúde, organizações profissionais, o uso da gestão de processos não é adequada a esse ambiente.
  7. III. ( ) A gestão de processos poder ser muito útil para questões como a gestão da qualidade em saúde, mas suas aplicações são limitadas. Questões como segurança do paciente e riscos devem ser trabalhadas via gestão de projetos.
  8. IV. ( ) O uso da gestão por processos nas organizações tem duas etapas importantes: a mensuração dos resultados dos processos e a avaliação das pessoas envolvidas.
  9. V. ( ) O nível de gestão de processos em uma empresa se dá pela existência de processos estruturados e sua padronização. Quanto mais estruturados e mais padronizados, maior o nível de maturidade.
  10. Agora, assinale a alternativa que traz a ordem correta.
  11. F, F, F, F, F.V, F, F, V, V.F, V, F, V, F.V, F, F, F, V.V, V, V, V, V.

1 pontos  

PERGUNTA 6


  1. De acordo com Bittar (2000, p. 72) “Em um setor como o da saúde, em que os recursos não são abundantes, a variável custo torna-se extremamente importante, pois somente a sua contenção permitirá atender o maior número de pessoas, além das implicações na qualidade. [...] os processos [...] necessitam ser avaliados e controlados quanto à sua efetividade, eficácia, eficiência, produção, produtividade, qualidade e quanto a prevenção e redução da morbimortalidade [...] Quanto à questão da imagem, deve-se lembrar da percepção ou da satisfação daqueles que realizam os processos - os profissionais ligados diretamente à saúde, com suas condições de trabalho e de desenvolvimento pessoal.”
  2. BITTAR, O. J. N. V. Gestão de processos e certificação para qualidade em saúde. Revista da Associação Médica Brasileira , São Paulo, v. 46, n. 1, p. 70-76, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302000000100011 . Acesso em: 20 jul. 2020.
  3. Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta sobre a gestão de processos em serviços de saúde.
  4. Uma questão também muito discutida na gestão de processos é o aprendizado organizacional, ou seja, como as empresas podem criar universidades corporativas com cursos focados em processos.Por serem organizações profissionais, hospitais e outras organizações de saúde tendem a ter dificuldades com questões foco da gestão de processos, como a padronização. Muitos profissionais tendem a ver essas práticas como uma ameaça a sua autonomia profissional e consequentemente lutam contra iniciativas dessa natureza.Alguns fatores que facilitam a avaliação dos processos em gestão de saúde são questões como dependência da mão-de-obra, fatores ambientais, complexidade tecnológica, entre outros.Na organização hospitalar os processos estão presentes em todos os setores, mas é interessante dividi-los por questão de organização. Em geral eles são divididos em processos financeiros e não-financeiros.Quanto aos processos que existem em um ambiente hospitalar, eles podem ser divididos em processos de: pré-atendimento, admissão, cirurgia, pagamento, registro de gastos e alta, nessa ordem.

1 pontos  

PERGUNTA 7


  1. De acordo com Moysés Filho (2015, s./p.) “Para se elaborar um planejamento estratégico existem inúmeras propostas metodológicas. Para que os objetivos sejam alcançados as orientações estratégicas são elaboradas e realizadas de forma integrada com seus respectivos planos de ação. [...] Planejamento e gestão estratégica, quando trabalhados adequadamente, propiciam que uma organização de saúde melhore sua posição no ambiente em que estiver atuando”.
  2. MOYSÉS, J. F. Planejamento e gestão estratégica em organizações de saúde . São Paulo: Editora FGV, 2015.
  3. Assinale as afirmativas a seguir a respeito do planejamento estratégico em serviços de saúde.
  4. I. Ao determinar sua estratégia de serviços, o hospital escolhe quais são os serviços que vai oferecer, tanto na internação quanto ambulatorial. Isso é importante pois afeta questões como estrutura física, equipamentos, recursos humanos, entre outros.
  5. II. O planejamento estratégico em um hospital pode ser realizado em nível corporativo (diversos hospitais, clínicas e afins). Se realizado para a corporação, ele pode ser dividido em planejamentos menores, desde que eles sejam capazes de competir entre si, de modo a ganhar mais mercado.
  6. III. As quatro estratégias mais comuns para hospitais são: concentrado, especialista em emergências, especialista em serviços e superespecialista.
  7. IV. Ao decidir os serviços em que vai competir, o hospital trata de sua estratégia operacional. A estratégia operacional foca em decidir quais planos de saúde irá atender e o percentual de pacientes SUS.
  8. V. Hospitais são organizações profissionais, que se destacam pelo alto nível de capacitação de seus recursos humanos, mas é necessária uma estratégia para integrar as atividades e objetivos de todos.
  9. Observe as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta as afirmativas corretas.
  10. II e IV.I e V.III e V.I, II, III e IV.I e II.

1 pontos  

PERGUNTA 8


  1. Conforme Gutierrez (1999, apud
  2. ANGELONI, 2003, p. 19) “No processo de tomada de decisão, é importante ter disponíveis dados, informações e conhecimentos, mas esses normalmente estão dispersos, fragmentados e armazenados na cabeça dos indivíduos e sofrem interferência de seus modelos mentais. Nesse momento, o processo de comunicação e o trabalho em equipe desempenham papéis relevantes para resolver algumas das dificuldades essenciais no processo de tomada de decisão [...] Pelo trabalho em equipe, pode-se conseguir obter o maior número de informações e perspectivas de análise distintas, sendo validada a proposta mais convincente no confronto argumentativo dos demais”
  3. ANGELONI, M. T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da informação , Brasília, v. 32, n. 1, p. 17-22, 2003. Disponível em:  https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-19652003000100002&script=sci_arttext . Acesso em: 20 jul. 2020.
  4. Dado o contexto e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta.
  5. Objetivos de hospitais sem fins lucrativos e pertencentes a investidores são muito semelhantes, em ambos o foco é ser eficientes e usar os recursos disponíveis para atender os pacientes o melhor possível, independente dos custos.As primeiras etapas da tomada de decisão nas organizações são: identificar o problema, reunir os dados necessários para entender o problema, investigar as soluções alternativas e avaliar as alternativas de decisão disponíveis.Quando tomamos uma decisão, escolhemos sempre entre duas alternativas, sendo que uma sempre é objetivamente melhor que outra, tornando a maioria das decisões relativamente simples, mesmo em níveis organizacionais mais altos.No contexto hospitalar existem pouca intersecção entre as decisões relacionadas à saúde do paciente e decisões administrativas, dado que são áreas muito diferentes.O processo de tomada de decisões nas organizações é relativamente simples, já que a as decisões sempre tem impactos locais, mesmo gestores de diferentes departamentos e níveis tendem a tomar as decisões de modo muito semelhante.

1 pontos  

PERGUNTA 9


  1. Rooneu e Ostenberg (1999, p. 3) explicam sobre a certificação em saúde, e trazem que “Apesar de os termos acreditação e certificação serem comumente usados como sinônimos, a acreditação normalmente se aplica a instituições, enquanto a certificação se aplica a profissionais individuais e a instituições. Quando conferida a profissionais individuais [...] esse profissional recebeu instrução e treinamento adicionais e demonstrou competência em [...] requisitos mínimos para licenciamento. [...] Quando aplicada a uma instituição, ou setor de uma instituição, como um laboratório, a certificação normalmente implica que a instituição dispõe de serviços adicionais, tecnologia ou capacidade além daquelas encontradas em instituições semelhantes.”
  2. ROONEY, A. L.; OSTENBERG, P. Licenciamento, acreditação e certificação: abordagens à qualidade de serviços de saúde. Projeto de Garantia de Qualidade, Centro dos Serviços Humanos-CHS . USA: USAID, 1999. Disponível em: https://usaidassist.org/sites/assist/files/licenciamento_acreditacao_certificacao_2000.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  3. Dado o contexto descrito, e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta a respeito da certificação em saúde.
  4. As certificações utilizam uma série de normas, princípios e afins que uma organização pode adotar. Mas seguir, ou não, esses princípios, é voluntário, pois a certificação se mantém enquanto a organização de saúde estiver em dia com os pagamentos para a certificadora.Ao obter uma certificação, a organização tem a oportunidade de se tornar mais competitiva e aumentar sua possibilidade de sucesso no longo prazo. A organização de saúde diminui a assimetria de informação do cliente/paciente, pois é um sinal do seu nível de qualidade.Um exemplo de organização certificadora é a ACSA, que apoia organizações e profissionais de saúde na divulgação da qualidade de seu trabalho. Essa organização fornece todos os serviços de marketing necessários para as divulgações focadas em melhoria da imagem da organização de saúde.O processo de certificação tem utilidade muito limitada na maioria das organizações de saúde, pois ela se resume ao pagamento da taxa de certificação para a certificadora, a qual atesta que a organização pagou por aquela certificação.Normas como a ISO 9001 e 14001 se tornaram muito utilizadas por organizações de diversos setores. Mas não são muito utilizadas em saúde, pois suas aplicações são mais adequadas para organizações industriais.

1 pontos  

PERGUNTA 10


  1. “A construção dos conceitos de “Qualidade” envolve uma multiplicidade de variáveis, assinalando setores e tendências predominantes, em um dado contexto de trabalho Constata-se, na literatura específica e na prática, a existência de diferentes abordagens para “Qualidade”. Algumas valorizam a produtividade e o equilíbrio da organização, outras estão mais voltadas ao desenvolvimento do potencial humano. Tais tendências mostram-se presentes nos planos e ações das organizações, que atuam no segmento saúde, independentemente do seu porte.”
  2. BONATO, V. L. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. O Mundo da Saúde , São Paulo, v. 35, n. 5, p. 319-331, 2011. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/gestao_qualidade_saude_melhorando_assistencia_cliente.pdf . Acesso em: 20 jul. 2020.
  3. Dado o contexto descrito acima e os conceitos discutidos no texto, assinale a alternativa correta a respeito da qualidade.
  4. A gestão da qualidade é basicamente um exercício teórico, os acadêmicos se concentram em criar novas definições de qualidade, sem preocupação com aplicações práticas.Em termos de gestão da qualidade as organizações buscam por excelência, a qual pode ser descrita como encantar os clientes acima de tudo, independente do aumento de custos ou esforços da empresa.A definição de qualidade como adequação ao uso trata de o produto ser adequado às especificações do projeto e ao uso que a organização projetou para o mesmo.Uma definição muito difundida de qualidade de produto ou serviço é aquele que é confiável, inacessível, bem guardado e fora das expectativas do cliente.Uma das visões mais modernas da qualidade é a qualidade como valor para o preço, é um conceito que se volta para o que o consumidor/cliente percebe como valor, e o que a empresa pode entregar dentro desse critério. Quanto mais valor, em relação ao preço, a empresa for capaz de entregar, maior a percepção de qualidade por parte do cliente.


💡 7 Respostas

User badge image

Thais Karina

quem postou, acho que postou errado, não aparece as respostas de algumas perguntas.

2
Dislike0
User badge image

Lelli K

Onde está as respostas? Alguém tem????

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais