Buscar

Tarefa dissertativa contabilidade gerencial

Ao atuar como gestor de uma determinada empresa, responda: como a análise vertical e a análise horizontal das demonstrações financeiras podem contribuir para a gestão da sua empresa? Ou seja, como o uso gerencial (uso interno) destas ferramentas pode auxiliar na gestão? Elabore um texto de 10 a 20 linhas comentando as questões.

💡 3 Respostas

User badge image

Andrea Gomes

As análises horizontal e vertical realizadas nas demonstrações financeiras baseiam-se essencialmente em documentos históricos, que informam o que acontece dentro das empresas, fornecendo informações valiosas quanto à capacidade futura da empresa de saldar seus compromissos financeiros. Considerando a importância dessas análises, explique o que são as análises horizontal e vertical.

2
Dislike0
User badge image

Joyce Lima

Para uma boa gestão de qualquer empresa, é necessário que as decisões estratégicas sejam boas e assertivas. Como gestor da minha empresa, usarei as análises verticais e horizontais para gera r dados, obter informações e conseguir tomar decisões futuras pensando no bem da empresa. Essas análises mostrarão o desempenho da empresa num período longo ou curto, dependendo do objetivo que irei usá-los. A análise vertical das demonstrações financeiras irá mostrar o desempenho de uma determinada área da minha empresa, num mesmo período, sendo analisados contas diferentes. Analisando uma demonstração financeira, irei identificar onde estão aplicadas a maior parte dos recursos da empresa, as fontes e quais alterações foram feitas durante os períodos de análise, o que permitirá uma melhor compreensão de custos, despesa e lucratividade. A análise horizontal será usada para comparar a evolução a longo prazo. Uma mesma conta será comparada, porém em exercício diferentes, podendo ser anual, trimestral, semestral, entre outros. Com a análise horizontal, conseguirei saber o patrimônio da empresa diante do desempenho financeiro e terei uma noção futura de mercado e crescimento do meu negócio.

0
Dislike0
User badge image

cristiane bbbarreiros

A realização de uma boa gestão de qualquer empresa, baseia-se nas decisões estratégicas, as quais precisam ser  assertivas, pois consegue através de índices extrair as informações mais relevantes e ter uma visão mais clara para a tomada de decisão . Como gestor da minha empresa, usarei os estudos mais importantes das finanças corporativas, as  análises verticais e horizontais estas prestam-se fundamentalmente ao estudo de tendências.

A minha análise servirá como uma avaliação do desempenho geral, notadamente como forma de identificar os resultados (consequências) retrospectivos e prospectivos das diversas decisões financeiras tomadas.

 A análise vertical baseia-se em valores percentuais das demonstrações financeiras. Para isso se calcula o percentual de cada conta em relação a um valor base. Por exemplo, na análise vertical do balanço calcula-se o percentual de cada conta em relação ao total do ativo. 

 A análise horizontal baseia-se na evolução de cada conta em uma série de demonstrações financeiras em relação à demonstração anterior e/ou a uma demonstração financeira básica (geralmente a mais antiga da empresa). para gerar dados, obter informações e conseguir tomar decisões futuras pensando no bem da empresa. 

A análise vertical das demonstrações financeiras irá mostrar o desempenho de uma determinada área da minha empresa, num mesmo período, sendo analisados contas diferentes. Analisando uma demonstração financeira, irei identificar onde estão aplicadas a maior parte dos recursos da empresa, as fontes e quais alterações foram feitas durante os períodos de análise, o que permitirá uma melhor compreensão de custos, despesa e lucratividade. A análise horizontal será usada para comparar a evolução a longo prazo. Uma mesma conta será comparada, porém em exercícios diferentes, podendo ser anual, trimestral, semestral, entre outros. Com a análise horizontal, conseguirei saber o patrimônio da empresa diante do desempenho financeiro e terei uma noção futura de mercado e crescimento do meu negócio.



0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais