Buscar

Kodak : Economia : ADM Na descrição ?

Kodak: como ela foi de uma das empresas mais inovadoras até falência

Você certamente lembra (ou já ouviu falar) da Kodak, a maior empresa de fotografia que o planeta já viu. Ela entrou com um pedido de falência em 2012 e praticamente morreu por falta de inovação. Embora ela esteja tentando renascer após a falência, a companhia não chega nem perto do que ela já foi. No final da década de 70, a Kodak tinha 90% das vendas de filmes e 85% das vendas de câmeras nos Estados Unidos, o principal mercado do mundo, e uma presença fortíssima no redor do mundo (inclusive o Brasil). Tinha 100.000 empregados e um lucro de bilhões. Seu mercado só cresceu, afinal, atualmente tiramos mais fotos em dois minutos do que em todo o século passado inteiro. Compartilhamos as fotos de milhares de maneiras diferentes. Mas o nome Kodak nunca mais foi associado a esse segmento, hoje dominado por nomes como “Instagram” e “Facebook”. O aparelho para tirar as fotos não é mais a câmera, é o celular. Uma mudança que a Kodak podia ter acompanhado: podia ter desenvolvido aplicativos de foto para celulares, produzido smartphones especializados em fotos… enfim, podia ter acompanhado o seu consumidor e a mudança de comportamento. A companhia agora tem apenas 6.000 empregados e foi esvaziada na sua crise na última década: empresa vendeu ativos e patentes que construiu em décadas de sucesso e inovação. Na verdade, mais de 120 anos de história, já que a companhia foi fundada em 1889 e passou pela falência em 2012. (https://www.startse.com/noticia/nova-economia/corporate/kodak-como-ela-foi-de-uma-das-empresas-mais-inovadoras-ate-falencia-adaptado).

Pergunta

A partir dos argumentos do texto-base acima e considerando o estudo sobre as 05 (cinco) forças de Porter, responda o que se pede a seguir: Analise, com suas próprias palavras, baseando-se na visão de Porter, identificando qual o fator ou fatores que afetaram a competividade, a ponto de fazer com que a empresa Kodak tenha decretado falência?

💡 1 Resposta

User badge image

Alexander Echevarría

A falta de competitividade pode afetar exorbitantemente ao desenvolvimento das marcas que pretendem expandir seus mercados no exterior, a empresa Kodak não aplicou fatores que inovação e isso levou a falencia da mesma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais