Buscar

Sobre a história da Bandeira Nacional, julgue os trechos abaixo como ‘Correto’ ou ‘Incorreto’.

Sobre a história da Bandeira Nacional, julgue os trechos abaixo como ‘Correto’ ou ‘Incorreto’.

A nossa primeira bandeira foi a Bandeira do Império do Brasil, criada a pedido de D. Pedro I por Jean-Baptiste Debret. Nela, alguns elementos de caracterização do antigo Reino de Portugal, Brasil e Algarves, como a esfera armilar e a Cruz da Ordem de Cristo, foram mantidos. 

Resposta 1

Escolher...

Correto

Incorreto

O mais provável é que o campo verde representasse a Casa de Bragança, dinastia a qual D. Pedro pertencia, e o campo amarelo seria da Casa Habsburgo, origem de D. Leopoldina. Há controvérsia sobre a questão, visto não haver nenhum documento oficial que comprove essa versão. 

Resposta 2

Escolher...

Correto

Incorreto

A atual Bandeira Nacional é a segunda republicana e é o quarto pavilhão oficial do Brasil desde sua independência. Ou seja, tivemos duas versões durante o Império e outras duas ao longo da República. 

Resposta 3

Escolher...

Correto

Incorreto

E, foram introduzidas: as cores verde e amarela; os ramos de café e tabaco, culturas de destaque da nossa economia à época, que hoje são empregados como suporte do brasão nacional; a coroa imperial e o círculo com as 19 estrelas representando as províncias. 

Resposta 4

Escolher...

Correto

Incorreto

A atual Bandeira Nacional é a primeira republicana e é o quarto pavilhão oficial do Brasil desde sua independência. Ou seja, tivemos duas versões durante o Império e outras duas ao longo da República. 

Resposta 5

Escolher...

Correto

Incorreto

Com a proclamação da República, Rui Barbosa, um dos líderes do movimento, cria uma bandeira inspirada na bandeira americana, é a nossa terceira bandeira. Mas, só foi utilizada durante quatro dias, de 15 a 19 de novembro de 1889, quando seu emprego foi vetado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. 

Resposta 6

Escolher...

Correto

Incorreto

Esta configuração sofreu apenas uma alteração, no Segundo Reinado, quando o número de estrelas passou a ser 20, em função da perda da Província Cisplatina e da criação das Províncias do Amazonas e do Paraná. Foi nossa segunda bandeira, que teve a coroa de D. Pedro II substituindo a coroa de D. Pedro I. 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais