Buscar

Pratique e Compartilhe Terapia Medicamentosa A4

Semaglutida: novo fármaco para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2

Estimativas mostram que o diabetes é uma doença que atinge milhões de pessoas e tende a crescer, ou seja, há uma grande população que enfrenta uma doença crônica e incurável que está se alastrando (GEED, 2001). A Federação Internacional de Diabetes (IFD, 2014) mostrou que o número de casos de diabetes no mundo nesse período era de 387 milhões, podendo chegar a 592 milhões em 2035.

Dentre todos os tipos de diabetes, pesquisas afirmam que o diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é a forma mais frequente, podendo ocorrer em qualquer idade, porém é geralmente diagnosticado após os 40 anos. O DM2 pode ocorre por inúmeras causas, que incluem uma ampla gama de distúrbios com diferentes perspectivas e progressão. O mecanismo subjacente é devido à diminuição da secreção de insulina, isto é, um defeito de ilhota, associada ao aumento da resistência periférica à ação de insulina, resultando em diminuição da absorção de glicose periférica, ou o aumento da produção de glicose hepática. A obesidade é a causa mais comum de resistência à insulina. 

Sabe-se que o tratamento para pacientes com DM2 inclui mudanças no estilo de vida, como a adoção de hábitos alimentação saudáveis e atividade física, e o uso de medicamentos oral e, em alguns casos, o uso de insulina. Hoje, com os avanços da ciência, muitas novidades vêm surgindo e medicamentos mais eficazes são o futuro. Como, por exemplo, o fármaco semaglutida, que é indicado para o tratamento do DM2 e tem como objetivo melhorar o controle glicêmico juntamente com a dieta e a prática regular de exercícios. Além disso, a semaglutida está associada à redução do peso corporal em indivíduos com diabetes.


Pesquise a respeito do fármaco semaglutida e responda às seguintes perguntas: 

1) Qual é o mecanismo de ação desta droga? 

2) Por que é eficaz contra diabetes tipo 2? 

3) Qual a sua vantagem em relação a outras drogas que já estão no mercado?



💡 1 Resposta

User badge image

Gil Sanches

1) R: A Semaglutida atua como agonista dos receptores de GLP-1 que se liga seletivamente e ativa seu receptor,o alvo GLP-1 é um hormônio fisiológico que exerce múltiplas funções na regulação do apetite e da glicose,bem como no sistema cardiovascular.


2) R: Porque ela ajuda na modificação dos hábitos alimentares,reduzindo a preferência por alimentos ricos em gorduras,controla á glicemia,ajuda na melhora de insulina e tem o benefício na redução do risco cardiovascular.


3)R: Uma primeira vantagem em relação a outros medicamentos da mesma classe já encontrado no mercado, é favorecer a aderência ao tratamento: em vez de picadas diárias,que exigem alta disciplina ao paciente ,a aplicação da semaglutida é semanalmente. Além disso apresenta um efeito comprovado no auxílio da diminuição da obesidade.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais