Buscar

Quais as etapas durante a neurulação?

💡 2 Respostas

User badge image

Rey Vieira

A neurulação é a etapa em que ocorre a formação do tubo nervoso, estrutura que dará origem ao sistema nervoso.


Sabemos que o desenvolvimento embrionário é um processo que envolve várias fases. Após a formação da mórula, da blástula e da gástrula, inicia-se a etapa em que se forma a nêurula. Nessa fase ocorre a formação do tubo nervoso, estrutura de fundamental importância no desenvolvimento embrionário.

No final da fase de gástrula, é possível observar um achatamento das células do ectoderma da face dorsal. Elas dão origem à chamada placa neural, que se desenvolve em direção à porção posterior do embrião.


0
Dislike0
User badge image

FERNANDA PAIVA

A notocorda induz o espessamento do ectoderma acima dela, que irá se diferenciar em neuroectoderma e formará a placa neural.O neuroectoderma que forma a placa neural dará origem ao sistema nervoso central. Por volta do 18 dia a placa neural se invagina, formando o sulco neural e as pregas neurais. No final da terceira semana as pregas se fundem e formam o tubo neural. O tubo se separa do ectoderma da superfície assim que as pregas se fusionam. São observadas também células que perdem sua afinidade com o epitélio da superfície e formam as cristas neurais, que darão origem ao sistema nervoso periférico, células pigmentares, células da medula da glândula suprarrenal e vários componentes musculares e esqueléticos da cabeça, dentre outras estruturas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais