Buscar

quais a cinco fases na inovação empresearial??

💡 5 Respostas

User badge image

Marina Carvalho Paschoini

Vantagem relativa: o grau em que a inovação é percebida como consistente com os valores existentes, com as experiências passadas e com as necessidades dos potenciais adotantes. 

II. Compatibilidade: o grau em que a inovação é percebida como superior em relação ao que existe no sistema. 

III. Complexidade: o grau em que uma inovação é percebida como relativamente difícil para compreender e usar. 

IV. Divisibilidade: o grau em que uma inovação pode ser experimentada em uma escala menor.

V. Comunicabilidade: o grau em que os resultados do uso da inovação podem ser observados e descritos para outros.

0
Dislike0
User badge image

Cozinhas São Bernardo

  • 1- Pesquisa básica. ...
  • 2- Pesquisa aplicada. ...
  • 3- Desenvolvimento. ...
  • 4- Engenharia. ...
  • 5- Fabricação. ...
  • 6- Marketing. ...
  • 7- Promoção. ...
  • 8- Melhoria contínua.


0
Dislike0
User badge image

Karina Barbosa

1- Descoberta e mobilização

A primeira das etapas do processo de inovação está relacionada à descoberta, à geração de novas ideias. Para que essa mobilização aconteça, você precisa desenvolver competências essenciais de inovação em sua equipe, que seja para coletar insights de clientes ou para convertê-los em ideias viáveis para a empresa.

Todos podem pensar criativamente, mas não significa que não há maneiras de incentivar e acelerar esse processo.

Brainstorming é uma das mais conhecidas formas de ter ideias.

2- Avaliação

A etapa de avaliação é uma espécie de triagem das ideias levantadas. Afinal, nem todas deverão ser implementadas. Por isso será necessário levantar os potenciais benefícios e problemas de cada sugestão de inovação.

Neste momento você pode tomar ou não uma decisão sobre o futuro daquela ideia. Mas, caso veja potencial, não pode, de forma alguma, deixar de discutir, avaliar e testar seu desempenho. O objetivo, nesta segunda etapa, é tentar refinar as ideias com maior potencial – ou seja, aquelas que podem agregar valor aos clientes ou gerar novos fluxos de receita para a empresa.

3- Experimentação

A experimentação é uma etapa importante porque testa uma ideia, como um protótipo, um piloto. Não trata-se mais de uma teoria, mas uma prática, que possibilita a análise para adequar determinada inovação.

Em alguns casos, uma nova ideia pode não se encaixar para aquele momento, seja pelo perfil atual do consumidor ou pela capacidade da empresa no momento. Mas é durante essa fase que se percebe se traz algum valor real para as pessoas. Caso positivo, ela pode ou ser guardada para ser desenvolvida posteriormente, ou receber o “ok” que precisava para sua implementação em larga escala.

4- Comercialização

Depois de testar seu protótipo, a próxima etapa seria transformar o produto em algo escalável, que possa ser produzido e comercializado de forma a atender diferentes públicos e necessidades. Entre as etapas do processo de inovação, trata-se da mais importante.

Nesta fase você precisa criar valor de mercado para aquela ideia inicial, definindo o porquê de ser atraente para o seu público. Ao invés de somente focar no desenvolvimento, deverá pensar na persuasão, nas melhores maneiras para comercializar o produto. Além, claro, de alinhar a oportunidade com a capacidade organizacional.

5- Acompanhamento

Não estaríamos falando sobre as etapas do processo de inovação de forma completa se não incluíssemos o acompanhamento dessa inovação.

O desempenho dos negócios com o novo produto (ou serviço, se for o caso) deverá ser observado com cuidado e analisado de perto. Medir o processo utilizado para desenvolver a inovação e buscar novas maneiras de melhorá-la também faz parte dessa última fase.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais