Buscar

Explique como ocorre a transformação do NADH em ATP, através da fosforilação oxidativa.??

💡 2 Respostas

User badge image

Heliane Nascimento

A partir da adição de fosfato ao ADP. A maior parte da produção de ATP ocorre nessa etapa, na qual acontece a reoxidacao das moléculas de NADH é FADH2.
1
Dislike0
User badge image

Jéssica Vet

No complexo I da cadeia transportadora de elétrons, os elétrons de NADH são doados para uma flavina mononucleotídio (FMN), que depois são transferidos para centros ferro-enxofre, em seguida para uma ubiquinona (essa ainda dentro do complexo), essa ubiquinona é transformada em ubiquinol e então doa novamente esses elétrons para centros ferro-enxofre que finalmente os passam para o transportador de elétrons móvel, a ubiquinona. Esse complexo transporta 2 elétrons para a ubiquinona e 4 prótons para o espaço intermembranas da mitocôndria. Já os elétrons de FADH2 entram na cadeia através do complexo II também conhecido como succinato desidrogenase. O succinato é transformado em fumarato ao reduzir FAD em FADH2 que então transfere seus elétrons para duas proteínas ferro-enxofre e, por fim, os 2 elétrons são doados para a ubiquinona.
A ubiquinona tem a capacidade de aceitar um par de elétrons e então passa-los um de cada vez através de um intermediário semiquinona até o complexo III, isso ocorre em duas etapas, primeiro o ubiquinol migra para o sítio
Qp da citocromo c redutase, 2 elétrons e 2 prótons são liberados reduzindo-o a semiquinona, e então, a ubiquinona que pode deixar o sítio. Um elétron é passado a uma proteína ferro-enxofre através do citocromo c1 e então ao citocromo c móvel. O outro elétron passa através dos citocromos bL e bH reduzindo a ubiquinona a semiquinona no sítio Qn da enzima. A segunda etapa funciona da seguinte maneira: outro ubiquinol entra no sítio Qp e é oxidado a ubiquinona doando outro par de elétrons, um para o citocromo c e o outro é usado para a semiquinona que está no sítio Qn reduzindo-a a um ubiquinol (que retornará para a membrana para ser usado novamente) e bombeando dois prótons da matriz para o espaço intermembranas. O conjunto dessas reações entre a ubiquinona e o citocromo c chama-se ciclo Q e o resultado de tais reações é o bombeamento de 4 prótons para o espaço intermembranas para cada molécula de ubiquinol oxidada.
Tem-se então 2 citocromos c reduzidos, que serão oxidados passando seus elétrons para o próximo componente da cadeia, o complexo IV ou citocromo oxidase, esse complexo utiliza dois gêmeos (a e a3) e dois sítios de cobre para transportar os elétrons até às moléculas de oxigênio e os prótons que juntos formarão água. Além disso, nesse processo o complexo bombeia 2 prótons para o espaço intermembranas, sendo o último ponto de bombeamento da cadeia. Todo esse bombeamento feito pelos complexos I, III e IV acaba gerando um gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna e a única forma dos prótons voltarem para a matriz mitocondrial, já que a membrana mitocondrial interna não é permeável a eles é através de um transportador e é aí que o complexo da ATPsintase está envolvido, ele permite a passagem dos prótons e ao fazer isso forma ATPs através de moléculas de ADP e Pi.


Obs: a explicação da formação de ATP através de FADH2 também está inclusa, espero que ajude também. Salva meus resumos
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais