Buscar

assinale a alternativa que NÃO descreve uma causa para a diminuição das farmácias de manipulação

Respostas

User badge image

Raiani Carla

Sim
1
Dislike0
User badge image

Daiana Marin

Sim
0
Dislike0
User badge image

Gerson Santos

Considere o texto a seguir:

No Brasil, as boticas tiveram importante papel na produção e difusão institucional das práticas e conhecimentos terapêuticos, tendo sido trazidas para o país principalmente por cirurgiões-barbeiros, boticários, jesuítas e também mascates, durante o período colonial.

Até fins do século XIX, as boticas ocupavam importante espaço na produção de medicamentos, ao lado de pequenas indústrias que se dedicavam aos produtos compostos de extratos vegetais e minerais. O país investiu pouco em pesquisas que pudessem comprovar os efeitos desses produtos naturais e essas indústrias foram involuindo na medida em que os países desenvolvidos investiram pesado na pesquisa de substâncias sintéticas. Nas décadas de 1930 e 1940, a descoberta dos primeiros antimicrobianos revolucionou o combate às doenças infecciosas e impulsionou o crescimento do setor industrial.

Nasceu, assim, o medicamento moderno, racional e cientificamente explicado, sendo seus efeitos demonstrados através de metodologias modernas de pesquisa. A produção artesanal de medicamentos foi gradualmente desaparecendo, sendo substituída pela industrial, feita em larga escala, e os produtos químico-sintéticos passaram a predominar nas indicações, modificando o papel do farmacêutico e da farmácia.

Nesse período emerge também o estímulo ao consumo de mercadorias para absorver a produção por meio da propaganda e as farmácias e drogarias tornaram-se grandes parceiras das indústrias para distribuindo os seus produtos e estimular o consumo dos medicamentos. As farmácias de manipulação não eram mais necessárias, pois os medicamentos já vinham prontos na forma de especialidades farmacêuticas.

Texto baseado em trechos de:

ANGONESI, Daniela; SEVALHO, Gil. Atenção Farmacêutica: fundamentação conceitual e crítica para um modelo brasileiro. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, supl. 3, p. 3603-3614, Nov. 2010. Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232010000900035&lng=en&nrm=iso>. access on 12 Oct. 2019.

FERNANDES, TM. Boticas, indústrias farmacêuticas e grupos de pesquisa em plantas medicinais: origens no Brasil. In: Plantas medicinais: memória da ciência no Brasil [online]. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004, pp. 27-76. ISBN 978-85-7541-348-7. Available from SciELO Books.

Baseado neste breve histórico, assinale a alternativa que NÃO descreve uma causa para a diminuição das farmácias de manipulação:

Escolha uma:

a. Falta de confiança nos medicamentos manipulados.

b. Aumento da demanda de medicamentos.

c. Influência da propaganda.

d. Incremento da produção industrial de medicamentos.

e. Surgimento de novas tecnologias.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image