Buscar

Disserte sobre o ciclo cardíaco.

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Aires Ribeiro

Sangue nas veias

0
Dislike0
User badge image

Bruna Larissa

Ciclo cardíaco é um conjunto de eventos que ocorre entre uma contração cardíaca até a próxima sucessiva: contração atrial --> contração ventricular --> relaxamento ventricular.

De uma forma geral, o ciclo cardíaco é um período de relaxamento em que o coração se enche de sangue, seguido por um período de contração, que é quando o coração se esvazia. Vai ser dividido em: sístole (contração; quando o coração ejeta sangue) e diástole (relaxamento; quando o coração se enche de sangue).

O ciclo se inicia a partir da geração espontânea de um pontencial de ação no nodo sinoatrial. O estímulo propaga-se para os átrios (através das junções abertas) e para o nodo atrioventricular (através das vias intermodais). Átrios sofreram uma contração e o nodo atrioventricular sofre um breve atraso na transmissão dos estímulos para o ventrículo. Após a contração atrial, o estímulo vai se propagar para o nodo atrioventricular para os ventrículos através do feixe atrioventricular e das fibras de purkinje (é nesse momento que a contração ventricular acontece). Após a sístole, o coração relaxa e se inicia o enchimento ventricular!


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais