Buscar

Situação concreta na qual um indivíduo ou uma instituição não possui condições de isenção frente a uma decisão a ser tomada.

Situação concreta na qual um indivíduo ou uma instituição não possui condições de isenção frente a uma decisão a ser tomada. Pode ocorrer por razões econômicas, sociais, religiosas ou políticas. Assinale a alternativa correta que melhor representa o conceito citado acima.


Ano: 2014 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: UFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2014 - UFAL - Técnico de Laboratório - Biotério



Conceito de Conflito de Interesses.

Conceito de objetivos e amplitude da gestão ética.

Conceito de Código de ética.

Conceito de responsabilidade Social.

Conceito de responsabilidade Socioambiental.

💡 6 Respostas

User badge image

Lys Tenório

RESPOSTA CORRETA: CONFLITO DE INTERESSES

8
Dislike0
User badge image

Lys Tenório

Conflito de Interesse é a situação gerada pelo confronto entre interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo ou influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública. O conceito de ética surge na busca por consensos possíveis, ações coordenadas dos procedimentos das atividades humanas, a partir da elaboração de expectativas e projetos coletivos no intuito de manter o convívio social entre seres humanos (Boff, 2003). ...

Código de ética ou guia de conduta


código de ética é um instrumento de realização da filosofia da empresa, de sua visão, missão e valores. “É a declaração formal das expectativas da empresa à conduta de seus executivos e demais funcionários.”

O termo “responsabilidade social” é bastante amplo e engloba uma diversidade de ações e posturas em relação aos diversos públicos que mantém contato com a empresa ou instituição. Fazer filantropia é mais fácil do que refletir e agir com responsabilidade social pois, responsabilidade social inclui refletir sobre gestão, práticas, processos, projetos etc. Após essa reflexão é hora de implementar ações para proteger o meio ambiente, respeitar a legislação trabalhista, promover igualdade social, disseminar cultura e não apenas fazer caridade ou ser assistencialista. Ideias e projetos devem estar coerentes com a prática. Não basta incluir o assunto numa pauta de reunião ou nas páginas de um projeto mas transformar a intenção em atitudes concretas e bem estruturadas.

Desse modo é necessário incorporar práticas de responsabilidade social empresarial ao planejamento estratégico e ao monitoramento e desempenho geral da empresa de forma sistemática. O lucro não deve ser a razão de ser de uma empresa mas consequência de sua gestão e nesse contexto está inserida a responsabilidade social como fator determinante no sucesso empresarial.

O que é responsabilidade socioambiental


Há quem acredite que a responsabilidade socioambiental consiste no cumprimento de leis e normas relacionadas à preservação do meio ambiente nas empresas.



4
Dislike0
User badge image

Jocione Sousa farias

Conceito Conflitos de interesse
4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais