Buscar

O que um recurso extraordinário?

💡 11 Respostas

User badge image

Joao paulo Bernardino

O Recurso Extraordinário – RE, é uma espécie de recurso interposto perante o tribunal à quo em razão da existência de um acórdão proferido pelo Tribunal Estadual ou Federal que viole preceitos constatados na Constituição Federal, ou que julgue válida lei local contestada em face de lei federal, ou julgue válida lei ou ato do governo local contestado em face da Constituição Federal ou, por fim, responsável por declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal. Após a interposição do recurso perante o juízo que provém o processo, haverá o preenchimento da admissibilidade do Recurso Extraordinário e, após o conhecimento dele, será encaminhado para o Supremo Tribunal Federal analisar a matéria de direito discutida no recurso.

Assim, compreende-se que o Recurso Extraordinário é de competência do Supremo Tribunal Federal, sendo fundamental observar que a peça processual deverá encaminhar somente matéria de direito perante o reexame feito pelo STF, não podendo, mediante interposição de Recurso Extraordinário, razões de fato.

Possui prazo para interposição de 15 dias caso seja visível alguma das hipóteses de cabimento previstas no Art. 102, inciso III, da Constituição Federal. Ademais, destaca-se que a Emenda Constitucional nº 45/04 acrescentou uma alteração importante para o cabimento do Recurso Extraordinário, devendo haver, nesse sentido, repercussão geral da questão constitucional atacada, ou seja, toda a sociedade deve possuir interesse sobre o caso, não somente as partes.

Para exemplificar a interposição de um recurso extraordinário, considere que o sujeito A foi condenado com base em um acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça e, ao observar a fundamentação jurídica e a decisão prolatada, nota-se uma violação direta à dispositivos constitucionais. Para que seja possível reverter tal decisão e reexaminar a questão, o sujeito A deverá interpor um Recurso Extraordinário perante o Tribunal de origem, para que seja possível a análise da admissibilidade e o conhecimento do recurso e, caso esse seja conhecido, haverá o julgamento pelo Supremo Tribunal Federal que irá observar se a matéria de direito apresentada nas razões do recurso realmente violaram a Constituição Federal de 1988.

0
Dislike0
User badge image

estudo planejado

Recurso extraordinário (de sigla RE), no direito processual brasileiro, é o meio pelo qual se impugna perante o STF uma decisão judicial proferida por um tribunal estadual ou federal, ou por uma turma recursal de um juizado especial, sob a alegação de contrariedade direta e frontal ao sistema normativo estabelecido na CF/88

0
Dislike0
User badge image

Bruno Dias

recurso interposto perante o tribunal caso existe um acórdão
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais