Buscar

o que é Relação entre coaching e mentoring?

💡 2 Respostas

User badge image

Ana Paula Planos de Saúde

Enquanto o Coaching é uma ferramenta que utiliza diversas áreas da ciência, como psicologia, filosofia, comunicação, e psicologia positiva aplicada, visando que o Coachee(pessoa que recebe o Coaching) busque mudanças que deseja em sua vida por meio de objetivos especificados por ela mesma, no tempo dela, e através do autogerenciamento assistido, o Mentoring é um processo de mentoria, em que alguém com vasta experiência na área de interesse do cliente ajuda com seus conhecimentos no desenvolvimento de quem o recebe.

1
Dislike0
User badge image

Marcela Laius

Vejamos, se por um lado o coaching é um processo que ajuda a pessoa a agir, otimizando o seu potencial, ao procurar sair do estado atual de forma a alcançar os seus objetivos, o mentoring é direcionado para a orientação profissional e pessoal, onde o mentor tem um alto nível de experiência, com sustentação teórica e prática para auxiliar uma pessoa menos experiente. Como ferramentas básicas, o coach utiliza as perguntas e o mentor recorre aos diálogos, com o objetivo de transmitir os seus conhecimentos e dar orientação relacionada com a rotina de trabalho, recorrendo também ao aconselhamento.

Até aqui já abordamos a diferença entre coaching e mentoring, mas vamos acrescentar mais alguns pontos importantes, focando-nos, agora, nas sessões. No coaching o foco é direcionado para a ação e a concretização dos resultados, envolvendo o presente e o futuro, no mentoring está direcionado para o desenvolvimento de carreira, abrangendo passado, presente e futuro.

A propósito da abordagem, no coaching esta irá centrar-se nos resultados a ser alcançados, enquanto no mentoring a preocupação é como agir no âmbito profissional e de carreira. De salientar que a pessoa responsável pelo processo de coaching é um coach, que terá que ter certificação. Já no processo de mentoring o responsável é um mentor, que não precisa de ter uma certificação específica, contudo tem que atender aos requisitos e ter experiência e conhecimento numa área em concreto. Por fim, relativamente à duração do processo, no coaching há um número de sessões que apresentam durações pré-estabelecidas e no mentoring é mais livre, não existindo um número limite de sessões e duração das mesmas.

Deve estar a questionar-se: “Quais os resultados que se pretendem conquistar com cada um destes processos?” Durante o texto deixei escapar algumas informações, mas vou sintetizar. No coaching procura-se alcançar as metas e objetivos, no mentoring o foco está na transferência de conhecimento e a expertise para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. Assim, o mentoring pode recorrer a estratégias de coaching, mas o contrário não é possível.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais