Buscar

Desenvolvimento das plantas: histologia vegetal

As primeiras plantas que surgiram na terra eram bem pequenas, parecidas com as briófitas atuais, mas ao longo da evolução foram surgindo tecidos que foram fundamentais para que as plantas crescessem e se tornassem resistentes e eretas. Quais seriam os principais tecidos que teriam permitido o crescimento e resistência dessas plantas? Justifique sua resposta. 

💡 3 Respostas

User badge image

Vanessa Gonçalves Almeida

Alguns tecidos vegetais são dotados de células especializadas e substâncias intercelulares, cuja função é conferir resistência estrutural ao corpo das plantas, atuando na sustentação esquelética, existindo dois tipos principais: o colênquima e o esclerênquima.
1
Dislike0
User badge image

Vanessa Gonçalves Almeida

O colênquima, além da sustentação, também permite o crescimento do vegetal, pois é constituído de células vivas alongadas e justapostas não lignificadas, porém, com considerável deposição de celulose. Normalmente observado no caule, sua organização celular é evidenciada formando feixes cilíndricos dispostos em faixas longitudinais logo abaixo da epiderme.
- Tamanho médio das células do colênquima → 1,0 milímetro de comprimento por, aproximadamente, 40 micrômetros de diâmetro.
1
Dislike0
User badge image

Vanessa Gonçalves Almeida

Já o esclerênquima, é formado por células mortas também alongadas, contudo, impregnadas por lignina. Neste tecido, as células com tipos variados (os esclerídeos e as fibras) se organizam formando ligamentos longitudinais contidos na região mais interior do caule.
- Tamanho médio das células do esclerênquima → 1,5 milímetros de comprimento por 50 micrômetros de diâmetro.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais