Buscar

Levando em consideração os estudos sobre alfabetização e letramento, em que momento e de que forma se deve alfabetizar e letrar?

💡 2 Respostas

User badge image

Thais Gomes

A associação entre alfabetização e letramento deve se dar de forma integrada, por isso o entendimento de alfabetizar e letrar ao mesmo tempo. A proposta não é, primeiramente, a apropriação do sistema e da escrita alfabética, e em um segundo momento, o trabalho com gêneros textuais de circulação social de forma a desenvolver o letramento. O ideal é que o aprendiz tenha a oportunidade de, durante o processo de alfabetização, interagir efetivamente com o caráter social da escrita e, ainda, que tenha contato com textos significativos, de modo que seu processo de alfabetização esteja pautado nos aspectos socio-históricos da aquisição do sistema escrito. Portanto, conforme Soares (2003), e possível afirmar que alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, entre interdepentes e indissociáveis.
1
Dislike0
User badge image

Walter Cherem

A associação entre alfabetização e letramento deve se dar de forma integrada, por isso, o entendimento de alfabetizar e letrar ao mesmo tempo. A proposta não é, primeiramente, a apropriação do sistema e da escrita alfabética, e em um segundo momento, o trabalho com gêneros textuais de circulação social de forma a desenvolver o letramento. O ideal é que o aprendiz tenha a oportunidade de, durante o processo de alfabetização, interagir efetivamente com o caráter social da escrita e, ainda que tenha contato com textos significativos, de modo que seu processo de alfabetização esteja pautado nos aspectos nos sócio- históricos da aquisição do sistema escrito. Portanto, conforme (2003), é possível afirmar que alfabetização e letramento são processos distintos, de natureza essencialmente diferente, interdependentes e indissociáveis.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais