Buscar

Contabilidade avençada

As notas explicativas são esclarecimentos que visam complementar as demonstrações contábeis. O tema já vem sendo explorado desde a Lei n. 6.404/1976, na qual existe a prescrição de alguns tipos de informações que devem compor as notas em caráter de explicação. Mais recentemente, o CPC 26 (R1) (CPC, 2011), que trata da apresentação das demonstrações contábeis, ressaltou que as notas explicativas devem ser apresentadas de forma sistêmica, garantindo maior compreensibilidade e comparabilidade. Para cada item da demonstração contábil que necessitar de complemento, faz-se necessária uma referência cruzada com a respectiva informação. Considerando o exposto, suponha que você precisará estruturar notas explicativas para sua empresa. Para isso, analisando o art. 176 da Lei n. 6.404/1976, você identificou que entre as demonstrações contábeis obrigatórias, está o balanço patrimonial.Analisando essa demonstração, você notou que há a separação entre ativo circulante e ativo não circulante. Além disso, no ativo não circulante, há uma conta redutora, a depreciação acumulada. Contudo, olhando para essa conta, não se sabe qual foi o critério utilizado para cálculo de depreciação do bem (linear, horas trabalhadas, unidades), qual a vida útil do bem e de quanto é a depreciação mensal. Logo, é importante o uso de uma nota explicativa de modo a esclarecer essa conta do balanço patrimonial.

Quadro – Ativo não circulante

Fonte: Elaborado pela autora, 2020.

Diante disso, faça o que se pede a seguir:

• identifique outra conta contábil que necessite de notas explicativas;

• esboce uma nota explicativa;

• elabore um texto de cinco a dez linhas que contextualize a busca pelas demonstrações contábeis, apresentando o motivo da escolha da referida conta e de sua nota explicativa.

Para isso, você deverá acessar as demonstrações contábeis por meio da Bolsa de Valores B3, localizando a seção de acesso rápido e clicando, então, em empresas listadas. Escolha uma ou duas organizações com as quais se identifique, acesse suas notas explicativas, correlacione-as com as demonstrações e escolha uma conta para exemplificar. Fique atento: você deverá elaborar a sua nota explicativa para a conta escolhida, utilizando a B3 apenas para fins de consulta. Também serão aceitas, por exemplo, informações que se referem a empresas de capital fechado, mas às quais você, porventura, tenha acesso, como uma empresa onde você atue profissionalmente.

💡 1 Resposta

User badge image

THIAGO DE SOUSA MOTA

Contas À Pagar dentro do Ativo Não Circulante

Explicação:

Haja vista que as contas à pagar dentro do Ativo não circulante, que determinam as obrigações á longo prazo acima de 360 dias as quais não usando com a devida parcimônia nas operações, podem comprometer e muito a saúde da organização à longo prazo, em detrimento de impossibilidades de mercado ou de acontecimentos inesperados como a pandemia do covid-19 cujo seu aumento poderia não ser suprido á contento, com a redução de receitas.

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Quantas letras tem contabilidade?

Contabilidade / Ciências Contábeis

ESTÁCIO

User badge image

Wiltonpdsouza

Question Icon

contabilidade

Contabilidade / Ciências Contábeis

User badge image

Nathalia Luisa Fernandes