Buscar

Como resolver essa lista

14. A velocidade da glicerina numa tubulação de 15 cm de diâmetro é de 5 m/s. De- terminar a velocidade que adquire num estreitamento de 10 cm de diametro.

15. Determinar a energia cinética de um volume de 30 de agua animado de uma velocidade de 20 m/s.

16. Uma bomba de 1 kW de potencia envia água a um edificio cuja caixa está situada 5m acima do depósito de água em que está a bomba. Com que velocidade se enche a caixa d'água do edificio?

17. Calcular o trabalho necessário para bombear 100I de água para um depósito em que a pressão é de 5kgf/cm.

18. Azeite de densidade relativa 0,75 circula por uma tubulação a uma velocidade de 2 m/s. A pressão numa dada secção da tubulação é 3 kgf/cm. sendo que o outro desta está a S m acima de um plano horizontal arbitrário tomado como referência. Determinar as energias de pressão cinética e potencial por unidade de peso do azeite em questão?

19. Qual a velocidade teórica de saida de um liquido por um orificio situado 8 m abaixo de sua superficie livre? A secção do orificio é 6 cm. Determinar o volume do Nuido que sai em 1 min. Resp. 12,5 m/s; 0,45 m/min.


20. Um liquido flui por um orificio de 1 cm2 de secção a 2,5 m abaixo da superficie livre do mesmo. Determinar sua vazão em /s. Resp. 0,7 1/s.


21. Calcular a velocidade teórica de saída de um veio d'água através de um orificio 8 m abaixo da superficie livre do liquido num reservatório de grande capacidade, sabendo que em tal superficie se exerce uma pressão de 1,5 kgf/cm. Resp. 21,2 m/s.

si tuado a 8 m de altura água à razão de 1 m'/min e de tal sorte que a pressão de chegada seja 1 kgf/cm2. Resp. 4 CV.


23. Alimenta-se uma turbina com um jorro d'água de 20 m/min caindo de 25 m de altura e com rendimento de 75% Determinar a potencia em CV e em kW. Resp. 83 CV; 61 kW.

24. Uma bomba eleva água de um lago à razão de 0,6 m/min, através de uma tubu lação de 5 cm de diâmetro despejando-a ao ar livre, a 20 cm acima da superficie livre do lago. Determinar


a) velocidade da água no ponto de descarga b) a potência desenvolvida pela bomba. Resp. 5,1 m/s; 2,67 CV.


25. Calcular a altura máxima a que se pode sifonar glicerina, cuja densidade relativa é 1,26. A indicação do barômetro é 760 mm de mercúrio. Resp. 8,2 m.


26. Por uma tubulação horizontal de secção variável circula água em regime perma. nente. Num ponto onde a pressão é 20 kgf/cm² a velocidade é 2 m/s. Determinar a pressão num ponto do liquido em que sua velocidade seja de 4 m/s. Resp. 0,4 kgf/cm²


27. Tem-se um conduto d'água de secção variável. Na secção 1, o diâmetro é 20 cm e a pressão 1,75 kgf/cm?; na secção 2,4 m acima da 1, o diâmetro é 30 cm e a pressão 1,2 kgf/cm2. Sabendo que a vazão é 6 m/min, determinar a energia por unidade de peso, envolvida no transporte da água de uma a outra secção. Resp. 1,945 kgm/kgf (ou m).


28. Por um tubo de Venturi de 20 cm de diâmetro na secção de entrada e de 10 cm na mais estreita circula gasolina cuja densidade relativa é 0,82. A diferença de pressão entre a secção de entrada cada garganta, medida no aparelho, é 0,3 kgf/cm?. Qual o valor da vazão?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais