Buscar

Descreva algumas ações de controle e prevenção da obesidade.

O artigo destaca a obesidade como um forte fator de risco para diabetes e hipertensão e para muitas outras DCNT. Ao mesmo tempo os autores apontam a Atenção Primária à Saúde (APS) como pilar central no enfrentamento das DCNT, principalmente pelos seus atributos essenciais: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação. Pensando em como o médico de família e comunidade atua em uma UBS, descreva algumas ações de controle e prevenção da obesidade que você e a equipe podem desenvolver.

💡 1 Resposta

User badge image

Edimar Pereira Nunes

A alimentação inadequada e o sedentarismo são fatores que agem simultaneamente para o desenvolvimento de DCNTs e a obesidade. Nesse sentido em âmbito nacional a intersetorialidade para o desenvolvimento de estratégias entre os programas, ações e projetos do Brasil tornam-se essenciais. Com isso, a UBS pode fazer um planejamento estratégico com articulação das iniciativas do Estado para favorecer a discussões sobre a diminuição do consumo de sal, gordura e açúcar na alimentação além de fomentar a pratica de exercícios. Programas como saúde na escola e academia da saúde são parceiros nesse processo. Contudo, os indivíduos com sobrepeso/obesos precisão de atenção integral pela predisposição a DCNTs. Palestras, cartazes, rodas de conversas, formação de grupos de apoio são ações que podem contribuir com a qualidade de vida da comunidade. Levando-se em consideração o ensino remoto e o contexto da pandemia, as parceiras com a escola são as melhores estratégias para introduzir orientações sobre alimentação saudável, pratica de exercício e aspectos da obesidade nas residências. Outra ação válida seria o rastreamento e acompanhamento das pessoas com sobrepeso/obesidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

me fale de ludicidade

Piesc - Projeto de Integração Educação Saúde e Comunidade

UNINGÁ

User badge image

lizy

Question Icon

piesc empreendedorismo o que colocar no local de realização do piesc

Piesc - Projeto de Integração Educação Saúde e Comunidade

UNINGÁ

User badge image

Bruna Silva

Question Icon

Pesquisa sobre a qualidade da vida por meio do trabalho ?

Piesc - Projeto de Integração Educação Saúde e Comunidade

UNINGÁ

User badge image

Rayanne Santoos