A maior rede de estudos do Brasil

Literatura Brasileira

O que se nota é que a escola praticamente efetiva um apagamento das práticas de letramento literário efetivamente realizadas pelos alunos. É por essa razão que muitas escolas condenam a leitura de textos não canônicos (romances cor-de-rosa, best-sellers e outros) sem falar na total desconsideração das formas ficcionais presentes em suportes que não o impresso (videoclipes, cinema, telenovela, videogames etc). Além disso, não há clareza para alunos e professores sobre os objetivos do ensino de literatura na escola: nela se pratica o modelo autônomo de letramento no qual se pretende a formação do leitor literário, ou seja, um leitor capaz de ler com competência os textos considerados literatura.

Fonte: ZAPPONE, Mirian Hisae Yaegashi. Leitura, Letramento Literário e Escola. Artigo publicado e apresentado no 1o. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários promovido pela UEM – Universidade Estadual de Maringá. 2010.


Ante o exposto, é correto afirmar:


I. A escola preza pelos clássicos da literatura e há um apagamento de outros textos ficcionais.


II. Não há formas ficcionais em outros suportes que não o impresso.


III. Por desconsiderar outras práticas de letramento literário, a escola falha no processo de formação do leitor literário.


Assinale apenas a alternativa correta:



Escolha uma opção:

a. Apenas a afirmativa I está correta.

b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

c. Apenas a afirmativa III está correta.

d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Português

UNOPAR


1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes