Buscar

3. A expropriação escravização dos índios foi a mais drástica transformação ocorrida no espaço colonial brasileiro Explique por que..?

Por que o índio era escravizado?

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Apolonio

Boa Tarde. No inicio da colonização portuguesa no Brasil, os índios costeiros, ou seja, as tribos que viviam na costa brasileira, grande parte tupis guaranis, viam os portugueses como homens de além mar que precisavam de ajuda, com as longas viagens, os portugueses chegavam ao Brasil acabados, sujos e maltrapidos. Os índios, sempre como um povo gentil, ajudavam esses homens. Com o passar dos anos, as rotas Portugal-Brasil mais estabelecidas e a descoberta do pau-brasil, a ajuda dos índios se deu pela troca de mercadorias e pelo cunhadismo, processo de portugueses se casarem com as índias e assim "fazer parte da família indígena" em troca de serviços. Assim a mão-de-obra indígena nas primeiras década de colonização se deu amistosamente. Quando os índios perceberam a destruição de seus valores e de sua terra a troca de nada, as tribos começaram a se votar contra os portugueses e a guerrear. Os portugueses utilizavam ainda o cunhadismo para fazer com que tribos guerreassem contra tribos e fazendo dos perdedores escravos. Mais tarde começou a caça de índio como um mercado, o índio caçado e capturado era vendido como escravo. Os Bandeirantes se tornaram exímios caçadores de índios. As missões católicas também contribuíram para escravização dos índios, reuniam os índios em vilarejos de plantações que serviam as cidades recém construídas. A mão-de-obra escrava indígena serviu como base para economia colonial, eram os índios que cortavam, transportavam e enchiam os barcos de pau-brasil durante a Primeira Etapa da Colonização. Era um contingente necessário para também produzir alimentes para as cidades portuguesas. Além do mais serviam para carregar portugueses ricos pelas ruas e para os fazeres domésticos. Assim era escravizados como mão-de-obra para produção de capital, para à fazeres que os portugueses achavam "baixos". A escravização indígena alterou o espaço acabando com tribos inteiras, suas culturas e vidas, destruindo o espaço natural e formulando uma tentativa de modo de vida europeu português no Brasil colonial. Quase levou os índio a extinção em massa com as guerra, com as doenças trazidas da Europa e com a escravização a troco de uma economia que gerasse lucro para a coroa portuguesa.Esse texto foi baseado no livro de Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro.
1
Dislike0
User badge image

Kevyn Pantoja II

No inicio da colonização portuguesa no Brasil, os índios costeiros, ou seja, as tribos que viviam na costa brasileira, grande parte tupis guaranis, viam os portugueses como homens de além mar que precisavam de ajuda, com as longas viagens, os portugueses chegavam ao Brasil acabados, sujos e maltrapidos. Os índios, sempre como um povo gentil, ajudavam esses homens. Com o passar dos anos, as rotas Portugal-Brasil mais estabelecidas e a descoberta do pau-brasil, a ajuda dos índios se deu pela troca de mercadorias e pelo cunhadismo, processo de portugueses se casarem com as índias e assim "fazer parte da família indígena" em troca de serviços. Assim a mão-de-obra indígena nas primeiras década de colonização se deu amistosamente. Quando os índios perceberam a destruição de seus valores e de sua terra a troca de nada, as tribos começaram a se votar contra os portugueses e a guerrear. Os portugueses utilizavam ainda o cunhadismo para fazer com que tribos guerreassem contra tribos e fazendo dos perdedores escravos. Mais tarde começou a caça de índio como um mercado, o índio caçado e capturado era vendido como escravo. Os Bandeirantes se tornaram exímios caçadores de índios. As missões católicas também contribuíram para escravização dos índios, reuniam os índios em vilarejos de plantações que serviam as cidades recém construídas. A mão-de-obra escrava indígena serviu como base para economia colonial, eram os índios que cortavam, transportavam e enchiam os barcos de pau-brasil durante a Primeira Etapa da Colonização. Era um contingente necessário para também produzir alimentes para as cidades portuguesas. Além do mais serviam para carregar portugueses ricos pelas ruas e para os fazeres domésticos. Assim era escravizados como mão-de-obra para produção de capital, para à fazeres que os portugueses achavam "baixos". A escravização indígena alterou o espaço acabando com tribos inteiras, suas culturas e vidas, destruindo o espaço natural e formulando uma tentativa de modo de vida europeu português no Brasil colonial. Quase levou os índio a extinção em massa com as guerra, com as doenças trazidas da Europa e com a escravização a troco de uma economia que gerasse lucro para a coroa portuguesa.Esse texto foi baseado no livro de Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais