A maior rede de estudos do Brasil

Discorra sobre os dois princípios aludidos (princípio da fundamentação e princípio do contraditório), qual a relação entre eles?

Observa Nelson Nery Júnior, a propósito do princípio da fundamentação, ou motivação das decisões judiciais, que a “motivação da sentença pode ser analisada por vários aspectos, que vão desde a necessidade de comunicação judicial, exercício de lógica e atividade intelectual do juiz, até sua submissão, como ato processual, ao estado de direito e às garantias constitucionais estampadas no art. 5º, CF, trazendo conseqüentemente a exigência da imparcialidade do juiz, a publicidade das decisões judiciais, a legalidade da mesma decisão, passando pelo princípio constitucional da independência jurídica do magistrado, que pode decidir de acordo com sua livre convicção, desde que motive as razões de seu convencimento (princípio do livre convencimento motivado).” (NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal, 7. ed. São Paulo, RT, 2018, p. 182-183). Já a propósito do princípio do contraditório, observa Aroldo Plínio Gonçalves, escudado em Fazzalari, que “O contraditório não é o ‘dizer’ e o ‘contradizer’ sobre matéria controvertida, não é a discussão que se trava no processo sobre a relação de direito material, não é a polêmica que se desenvolve em torno dos interesses divergentes sobre o conteúdo do ato final. Essa será a sua matéria, o seu conteúdo possível. O contraditório é a igualdade de oportunidade no processo, é a igual oportunidade de igual tratamento, que se funda na liberdade de todos perante a lei. É essa igualdade de oportunidade que compõe a essência do contraditório enquanto garantia de simétrica paridade de participação no processo”. (GONÇALVES, Aroldo Plínio. Técnica processual e teoria do processo. Rio de Janeiro: Aide, 2001, p. 127).

1 resposta(s)

User badge image

Vanesssa Teixeira de Souza

Há 1 dia

Fundamentação trata da exposição dos fatos e fundamentos da tomada de decisão. Já o contraditória trata-se do direito de participar do processo, formulando alegações a fim de formar o convencimento do julgador.
Fundamentação trata da exposição dos fatos e fundamentos da tomada de decisão. Já o contraditória trata-se do direito de participar do processo, formulando alegações a fim de formar o convencimento do julgador.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes