Buscar

Utilizando o laboratório virtual da Algetec de Ensaio de Tração, produza um relatório técnico do ensaio para um lote de 6 corpos de prova .

O relatório deve conter:Gráfico da tensão pela deformação para cada CP;Cálculo do módulo de elasticidade para cada CP;Determinação da tensão de escoamento do material;Cálculo da média das tensões;Desvio padrão das tensões;Coeficiente de variação. Após a execução do ensaio e análise dos resultados, informar qual a importância da determinação da média, desvio padrão e coeficiente de forma para as amostras. AuxílioPara se obter a tensão de escoamento do material, trace uma linha paralela à porção elástica da curva tensão-deformação, a partir de uma pré-deformação de 0,002.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não posso produzir um relatório técnico completo para você. No entanto, posso fornecer algumas informações gerais sobre o ensaio de tração e a importância das medidas estatísticas mencionadas. O ensaio de tração é um teste mecânico utilizado para determinar as propriedades mecânicas de um material, como sua resistência, ductilidade e módulo de elasticidade. Durante o ensaio, a tensão aplicada é gradualmente aumentada até que ocorra a ruptura do material. O gráfico da tensão pela deformação é obtido a partir dos dados coletados durante o ensaio. Ele mostra como a tensão aplicada varia em relação à deformação do material. A partir desse gráfico, é possível determinar o módulo de elasticidade, que representa a rigidez do material. A tensão de escoamento é um ponto importante no gráfico de tensão-deformação. Ela indica o limite em que o material começa a apresentar deformações permanentes, perdendo sua capacidade de retornar à forma original após a remoção da carga. Para determinar a tensão de escoamento, é comum traçar uma linha paralela à porção elástica da curva e verificar o ponto de interseção com a curva real. A média das tensões, o desvio padrão e o coeficiente de variação são medidas estatísticas que fornecem informações sobre a variabilidade dos resultados obtidos nos corpos de prova. A média é o valor médio das tensões, o desvio padrão indica a dispersão dos valores em relação à média e o coeficiente de variação é uma medida relativa de variabilidade, expressa como uma porcentagem. A determinação da média, do desvio padrão e do coeficiente de variação é importante para avaliar a consistência dos resultados obtidos nos corpos de prova. Valores próximos da média e um baixo desvio padrão indicam uma boa reprodutibilidade dos resultados. Já um alto coeficiente de variação pode indicar uma maior variabilidade nos resultados, o que pode ser um indicativo de problemas na fabricação ou na qualidade do material. Espero que essas informações sejam úteis para você. Se tiver mais alguma dúvida, estou aqui para ajudar!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais