Buscar

ERGONOMETRIA AJUDA

Atualmente, a importância da ergonomia no dia a dia das empresas é uma realidade. Uma organização que se apresenta ergonomicamente correta terá a certeza de uma redução nos índices de absenteísmo causados por distúrbios osteomusculares, bem como a melhora na qualidade de vida e o aumento da produtividade de seus trabalhadores. O profissional de ergonomia deve ter o conhecimento dos requisitos principais da ergonomia física que serão analisados durante o projeto ergonômico. Um desses requisitos é a análise da tarefa.Marque a alternativa correta a respeito desse requisito.A. A análise da tarefa consiste em fazer uma avaliação quantitativa do risco físico que o trabalhador está exposto no ambiente laboral (ruído, iluminação e vibração).B. Quando o profissional da ergonomia analisa esse requisito, ele leva em consideração a idade, a altura e o gênero da população que executa a atividade laboral.C. A análise da tarefa se encontra diretamente ligada à ergonomia organizacional, relativa à otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos.D. A analise da tarefa é quando o profissional avalia, de forma quantitativa ou qualitativa, os movimentos, a repetitividade, as posturas e o esforço físico realizados na atividade laboral.E. A ergonomia participativa faz parte do processo de análise da tarefa, devido à necessidade da participação dos trabalhadores na execução da atividade laboral.

💡 3 Respostas

User badge image

Ganzert Gilson

Ergometria é o estudo do desempenho do esforço humano durante o uso de máquinas, equipamentos e dispositivos.Perceba que a origem etimológica das palavras são muito parecidas, contudo, elas são diferentes. Utilizando uma definição simples, ergonomia é a análise do melhor posicionamento de uma pessoa enquanto realiza alguma atividade. Já a ergometria mede a quantidade de trabalho realizado pelo corpo durante um exercício físico. Trata-se de uma área da ergonomia que realiza a medição dos equipamentos ergonômicos. Por exemplo: é a ergometria que mede se uma cadeira segue as regras ergonômicas.A intenção da ergonomia é gerar uma abordagem holística, considerando tanto os aspectos físicos, cognitivos como também sociais; organizacionais e ambientais.Seus principais objetivos são: otimizar o bem-estar humano e o desempenho global dos sistemas e, para isso, conta com a ergometria como um dos seus elementos.Muito utilizada no mundo empresarial, a ergonomia deve ser tratada como uma poderosa aliada dos trabalhadores e da sociedade, pois ela contribui para o desenvolvimento e crescimento dos profissionais, e pode ser aplicada no dia a dia para melhorar sua qualidade de vida.Agora que você sabe disso, utilize essas informações a seu favor! Assim, você poderá potencializar seu desempenho, além de ter as condições adequadas para desenvolver de suas atividades.
0
Dislike0
User badge image

JULY

É Ergonomia ! Não existe organização que se apresenta ergonomicamente correta e sim que há baixo a alto risco ergonômico. o certo é Compreender o trabalho para transforma-lo. O profissional de ergonomia deve ter o conhecimento dos requisitos principais da ergonomia física, cognitiva e organizacional.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais