Buscar

O cérebro é um órgão ativo que faz mediação de um comportamento, e não apenas um depositário de contingências por mera codificação neuronal...?

O cérebro é um órgão ativo que faz mediação de um comportamento, e não apenas um depositário de contingências por mera codificação neuronal. Identifique o sistema teórico que faz oposição a essa ideia:

💡 1 Resposta

User badge image

Maria Siliprandi

Behaviorismo. No comportamentalismo, o sistema nervoso era visto como um depositário de contingências, passivo, que apenas codificava em uma linguagem neural (eletroquímica) e armazenava as experiências. Diante de um estímulo eliciador ou discriminante, o sistema nervoso geraria uma resposta– de fato, “uma tábula rasa”. A inovação do cognitivismo foi buscar compreender as operações internas do organismo, ou seja, estudar o efeito dos processos cognitivos e como esses medeiam comportamentos. O cérebro, no cognitivismo, é ativo, coordena e faz mediação de comportamentos. Para o Behaviorismo, o importante não é saber o que causa os comportamento, mas explicar e descrever em que circunstâncias eles acontecem. O Cognitivismo quer compreender o que causa um comportamento, quais as fontes de um comportamento motivado, por exemplo, como criatividade, a arte, etc. Na atualidade são sistemas teóricos que se complementam, e ainda existem profissionais que são behavioristas radicais. O Cognitivismo não veio para substituir esse modelo comportamentalismo, mas para ampliá-ló.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais