Buscar

O nosso cérebro é constituído de uma estrutura anatômica de dois hemisférios, sendo que no hemisfério esquerdo?

O nosso cérebro é constituído de uma estrutura anatômica de dois hemisférios, sendo que no hemisfério esquerdo (análise, ordenação e classificação) é enfatizado a linguagem, a lógica, os números, a matemática, a sequência e as palavras, ao tempo que no hemisfério direito (espacialidade e temporalidade) a ênfase se dá na rima, no ritmo, na música, na pintura, na imaginação e nos modelos. E, entre esses dois hemisférios, encontra-se o corpo caloso que liga os dois. O nosso cérebro apresenta um desenvolvimento em que ocorrem modificações em seu funcionamento, no modo de construir suas decisões e como percebe as experiências. A comunicação entre os dois hemisférios perpassa cinco cérebros, que na prática é na forma que o nosso cérebro funciona. Haja visto que nós, humanos, somos dotados de cinco cérebros, e o conhecimento deles nos ajudam a entender as múltiplas eficiências e aprendizagens. KANDEL, Eric et al. Princípios de Neurociências. 5a. ed., AMGH Editora: Porto Alegre, 2014.

 Acerca dos distintos tipos de cérebros, analise as afirmativas a seguir:

 A - O cérebro individual é o da potencialidade, que é capaz de usar tanto o hemisfério direito quanto o esquerdo para resolver problemas de modo a expressar da melhor forma os desejos e sentimentos, bem como constituir novas oportunidades em descobertas e curiosidades.

 B - O cérebro motor é relacionado ao movimento do corpo e se localiza na região parietal. Relaciona-se à destreza e ao refinamento do movimento, bem como associa-se à fala, à leitura e à escrita.

 C - O cérebro social é o da cultura, das relações, da sociedade e depende do cérebro individual para realizar tarefas. Está representado na estrutura do cérebro em uma área denominada pré-frontal e requer a atenção e as habilidades nas atitudes positivas da personalidade.

 D - O cérebro afetivo e emocional é fundamental para nossas vidas, porque está relacionado aos nossos vínculos emocionais representados no sistema límbico, especificamente no hipotálamo, integrando-se às áreas do córtex frontal-orbital (resfriamento da explosão impulsiva), do córtex cingulado-anterior (ativa outras regiões para responder conflitos) e das amígdalas cerebrais (respostas ao medo e às outras emoções negativas).

 Assinale a alternativa CORRETA:

A)  As afirmativas II, III e IV estão corretas.

B)  As afirmativas I, II e IV estão corretas.

C)  As afirmativas I, III e IV estão corretas.

D)  As afirmativas I e II estão corretas.

💡 9 Respostas

User badge image

Kelly Cristiny Karcle

resposta correta é II, III e IV estão corretas.
7
Dislike0
User badge image

Suelen Da Silva Costa

A motivação Humana, como vimos na cadeira Psicofisiologia, não é influenciada apenas por fatores cognitivos, mas, também, por questões fisiológicas. Dito isto, identifique abaixo qual das estruturas listadas é a responsável pela motivação humana, já que mantém a homeostase, através dos registros corporais médios (frequência cardíaca, peso, temperatura corporal, pressão arterial e afins) e do controle do sistema nervoso visceral.
2
Dislike9
User badge image

Eugenia Freitas

II, III, IV


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados