Buscar

a ''água de lastro'' representa um problema ambiental global por estar associada a que ?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Neto

A água de lastro pode causar problemas ambientais e de saúde pública, uma vez que pode conter esgoto e materiais tóxicos, além de espécies animais e vegetais endêmicos.

Estudos realizados no Brasil demonstram que várias espécies de bactérias, plantas e animais podem sobreviver na água de lastro e nos sedimentos transportados pelos navios. A emissão de água de lastro com organismos patogênicos e exóticos geram danos à flora e a fauna das regiões costeiras permitindo o estabelecimento de organismos aquáticos nocivos e agentes patogênicos, podendo representar uma ameaça à vida humana, aos animais e gerando impactos econômicos e sociais

0
Dislike0
User badge image

Amanda santos

A água de lastro é utilizada pelos navios para balancear o peso da embarcação. Isso se torna um problema ambiental global quando grandes navios que transitam por todo o mundo precisam encher e esvaziar o lastro. Quando um navio enche o lastro em determinada região do mundo, consequentemente essa água pode conter organismos endêmicos dessa região que não oferecem risco nenhum em seu lugar de origem mas, se forem introduzidos em um novo lugar, a espécie pode se tornar uma praga em outras regiões do mundo ou até mesmo ganhar na competição do espaço das regiões que foram liberadas. Esses organismos são conhecidos também como bioinvasores.

Um exemplo de bioinvasor mais conhecido é o coral-sol. É uma espécie nativa do Oceano Pacífico, mas que chegou no Atlântico fixados em plataformas de petróleo (possuem facilidade de fixação em substratos artificiais). É um organismo que resistente que compete espaços com outros corais nativos daqui do Atlântico e consegue ganhar. Sendo assim, cada vez mais que cresce a população de coral-sol, diminui a diversidade dos corais endêmicos. Isso reflete em um efeito bottom-up (baixo pra cima) de impacto nas relações ecológicas estabelecidas nos recifes de corais e pode afetar organismos que habitam ou se beneficiam dos recifes e, consequentemente, nós, humanos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais