Buscar

Sobre metabolismo

Um gato, chamado Lucullus, é tão mimado que se alimenta somente com atum em lata. Griselda, outra gata, é alimentada por seu dono “menos indulgente”, apenas com ração seca para gatos. O atum enlatado é composto essencialmente por proteínas, ao passo que a ração seca para gatos contém cerca de 70% de carboidratos e 30% de proteínas. Considerando-se que esses animais não tenham outra fonte de alimentação, o que você poderia dizer a respeito das diferenças e semelhanças nas suas atividades catabólicas?

💡 3 Respostas

User badge image

Jorge Anderson

Lucullus

Devido à alta disponibilidade de proteínas, as vias catabólicas de quebra de proteínas são favorecidas. Com a baixa obtenção de carboidrato proveniente da alimentação, o fígado realiza a glioneogênese a partir de compostos aglicanos (aminoácidos, lactato, glicerol etc.) para garantir a respiração celular. Há também um aumento na massa muscular, uma vez que as células não possuem uma estrutura específica para armazenar aminoácidos.


Griselda

Com 70% de carboidrato disponível na alimentação, os processos catabólicos que geram a quebra dos açúcares serão valorizados. Neste ponto, devido ao aumento da glicólise (quebra da glicose), há muito piruvato e, consequentemente, acetil-CoA disponível na mitocôndria. Neste momento, essa organela inicia o processo de síntese de ácido graxo. O acetil-CoA junto com o oxaloacetato forma o citrato que, ao sair da mitocôndria, se rompe formando novamente o oxaloacetato e acetil-CoA. As moléculas de acetil-CoA presente no citosol passam por alguns processos (condensação, redução, desidratação e redução novamente) o que culmina na formação de ácidos graxos. Estes serão armazenados nos tecidos adiposos para serem usados no momento de baixa glicose. Além disso acontece, também no fígado, a formação do glicogênio - glicogenese - através da condensação de moléculas de glicose.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Dechandt

Individuo com dieta rica em proteínas irão apresentar vias catabolicas mais ativas, principalmente as vias de degradação de proteínas. Contudo, as vias de síntese de lipídeos e carboidratos também estarão ativas, uma vez que certos tecidos/órgãos dependes desses substratos energéticos.

Em contra partida, o segundo animal, terá suas vias de degração de carboidratos mais ativas, uma vez que o organismo tende a "consumir" ou "estocar" os carboidratos, a fim de regular os valores de glicemia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais