Buscar

Qual é a diferença entre erro absoluto e erro relativo?

💡 2 Respostas

User badge image

Aline Rosa

Em ocasiões o erro absoluto aparece detrás do valor estimado e precedido pelo sinal +-, indicando a margem em que se encontra o valor real. O erro relativo ϵ , define-se como o quociente do erro absoluto e o valor real ̅, da magnitude. Pode- se expressar em %.

0
Dislike0
User badge image

Cowboy Bruto

O que é um erro relativo?

O erro relativo depende de duas variáveis; erro absoluto e valor experimental da medição. Portanto, esses dois parâmetros devem ser conhecidos, para calcular o erro relativo. O erro relativo é calculado pela proporção do erro absoluto e do valor experimental. É expresso como uma porcentagem ou como uma fração; para que não tenha unidades.

O que é erro absoluto?

O erro absoluto é uma indicação da incerteza de uma medida. Em outras palavras, ele mede em que medida o valor verdadeiro pode variar de seu valor experimental. O erro absoluto é expresso nas mesmas unidades que a medição.

Exemplo: Considere que queremos medir o comprimento de um lápis usando uma régua com marcas milimétricas. Podemos medir o seu comprimento até o valor do milímetro mais próximo. Se você conseguir o valor como 125 mm, ele é expresso em 125 +/- 1 mm. O erro absoluto é +/- 1 mm.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais