Buscar

Qual é a essência do campo de experiência “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações” para a Educação Infantil?

Qual é a essência do campo de experiência “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações” para a Educação Infantil? O que os professores devem abordar nesse Campo de Experiência?

💡 1 Resposta

User badge image

Maria José Lopes Barbosa

Esse campo tem por finalidade, de forma interligada aos demais campos, possibilitar a construção de noções espaciais, temporais e quantitativas; o estabelecimento de relações de causa e efeito e a percepção de regularidades, de irregularidades e de transformações no mundo físico e sociocultural, pois as crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais, elas procuram se situar em diversos espaços e tempos, demonstrando curiosidade sobre o mundo físico e o mundo sociocultural. Além disso, nessas experiências e em muitas outras, as crianças se deparam sempre com conhecimentos matemáticos que igualmente aguçam a curiosidade. Desta maneira, os professores devem promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Desse modo, a instituição escolar está criando oportunidades para que as crianças ampliem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural para que possam utilizá-los em seu cotidiano.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais