Buscar

sistema jurídico é caracterizado pela unidade, coerência e completude.

As teorizações acerca do ordenamento jurídico floresceram sobretudo a partir do advento do positivismo jurídico – que surgiu na passagem do século XVIII para o século XIX. No entanto, tendo em vista o conjunto heterogêneo de teorias que foram desenvolvidas sobre o ordenamento jurídico, pode-se observar que é recorrente a compreensão de que o sistema jurídico é caracterizado pela unidade, coerência e completude. Desse modo, a respeito das noções de unidade, coerência e completude, é verdadeiro afirmar que:


  1. Estão incorretas todas as outras alternativas da questão
  2. De acordo com a teoria da norma geral exclusiva, as antinomias jurídicas podem ser solucionadas por meio da exclusão do enunciado normativo que for dotado de um caráter mais geral.
  3. Uma das teorias desenvolvidas para sustentar a ideia de coerência do ordenamento jurídico é a teoria do espaço jurídico vazio. Segundo essa teoria, toda contradição entre disposições normativas pode ser solucionada por decisões judiciais. Assim, as contradições são consideradas como aparentes ou “vazias”.
  4. A ideia da unidade do ordenamento jurídico é incompatível com a pretensão de monopólio estatal da produção de normas jurídicas.
  5. O ordenamento jurídico é dotado de completude quando os valores acolhidos pelas disposições normativas jurídicas são plenamente compatíveis com a moralidade dominante na sociedade.


💡 1 Resposta

User badge image

alexandre aleff

Estão incorretas todas as outras alternativas da questão


OBS: Acabei de fazer a prova

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais