Buscar

A Psicologia Jurídica desenvolveu-se, no Brasil, a partir de práticas em relação a menores de idade, especialmente os de rua e os infratores.

Em 1990, foi sancionado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90). Quais foram as principais mudanças trazidas pelo ECA e quais as implicações para a atividade dos psicólogos em relação a crianças e adolescentes?​​​​​​​

A. Distinguiu-se a criança do adolescente e do adulto, com idades determinadas, e se definiu níveis de capacidade de consciência moral e de trabalho. Assim, os psicólogos obtiveram mais segurança para realizar seus laudos e fazer suas recomendações.

B. Deixou-se de fazer a distinção entre criança e menor e passou-se a entender a criança e o adolescente como pessoas em desenvolvimento. Assim, o psicólogo passou a defender e propiciar os direitos previstos no ECA, com crianças em todas as circunstâncias e varas da lei.

C. Deixou-se de fazer a distinção entre criança menor , e passou-se a entender a criança como um ser impedido para o trabalho. Assim, o psicólogo passou a defender e propiciar os direitos previstos no ECA, com crianças em todas as circunstâncias e varas da lei.

D. Estabeleceu-se maior distinção entre criança e adolescente e passou-se a entender o adolescente como um ser capaz para o trabalho aos 14 anos. Assim, o psicólogo passou a defender e propiciar os direitos previstos no ECA, com crianças em todas as circunstâncias e varas da lei.

E. Distinguiu-se a criança do adolescente, com idades determinadas, e se definiu níveis de capacidade de consciência moral e de trabalho. Assim, os psicólogos obtiveram mais segurança para realizar seus laudos e fazer suas recomendações.


💡 11 Respostas

User badge image

Taynara Kennes

. Distinguiu-se a criança do adolescente e do adulto, com idades determinadas, e se definiu níveis de capacidade de consciência moral e de trabalho. Assim, os psicólogos obtiveram mais segurança para realizar seus laudos e fazer suas recomendações.

1
Dislike0
User badge image

Déborah Farias

Deixou-se de fazer a distinção entre criança e menor e passou-se a entender a criança e o adolescente como pessoas em desenvolvimento. Assim, o psicólogo passou a defender e propiciar os direitos previstos no ECA, com crianças em todas as circunstâncias e varas da lei.


1
Dislike0
User badge image

Guilherme Venâncio

letra b

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais