Buscar

ioética: a pesquisa em seres humanos. Você já assistiu ao filme Miss evers' boys (Cobaias)?

Lançado em 1997, a trama gira em torno do famoso Caso Tuskegee, história verídica, onde 600 moradores negros e pobres do Condado de Macon, no Estado do Alabama, foram selecionados como cobaias em um estudo do Hospital Tuskegee. Desses 600, 399 eram sifilíticos e 201 não possuíam a doença. A pesquisa aconteceu por 40 anos, mesmo já tendo sido inventada a penicilina, tratamento para curar os doentes do experimento humano.

Observe os dados a seguir e responda às perguntas.

Sob a perspectiva ética:

1) Os pesquisadores tinham noção real do mal que estavam fazendo àquela comunidade?

2) É possível justificar que a ciência é um bem acima da realização do ser humano?


💡 2 Respostas

User badge image

leticia de oliveira

A sociedade da época havia assinado o Acordo de Nuremberg, posicionando-se firmemente contra a pesquisa com seres humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos já era uma realidade, ou seja, os pesquisadores foram negligentes, estando cientes de seus atos. Embora a ciência tenha evoluído, em situações de guerra ou de grandes catástrofes, não é digno utilizar-se de mecanismos que possam deliberadamente provocar a morte/mutilação ou adoecimento do outro em benefício de outrem.

0
Dislike2
User badge image

Rafael Oliveira

1-Não podemos também deixar de lado o fato de que os voluntários eram uma fácil disponibilidade e suscetibilidade á manipulação, principalmente se levarmos em conta a situação financeira deles juntamente com os benefícios.

2-Foi uma experiência não terapêutica com o objetivo de compilar dados sobre os efeitos da evolução espontânea da sífilis em homens negros. O grau dos riscos tomados com as vidas dos sujeitos envolvidos torna-se mais claro quando alguns fatos básicos da doença são conhecidos”..

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais