Buscar

Pesquisa em Seres Humanos

Prévia do material em texto

Pesquisa em Seres Humanos
Breve histórico da pesquisa com seres humanos
1500 - André Vesálio
Dissecação de cadáveres para estudo de anatomia
1796 - Edmund Jenner
Vacina contra varíola. Conduziu estudos com seus filhos e vizinhos.
1939 – 1945 - Segunda Guerra Mundial
Diversos experimentos realizados em campos de concentração.
Tribunal de Nuremberg
Código de Nuremberg: Informação ao sujeito de pesquisa; Consentimento voluntário para participação na pesquisa; minimizar os riscos; na possibilidade de morte, não realizar o experimento.
Relatório de Belmont: Princípios da Bioética - Respeito às pessoas; Beneficência e Não maleficência; Autonomia e Justiça.
Bioética e Direitos Humanos
A declaração universal de direitos humanos assegura direitos essenciais e básicos a todos os membros da humanidade, sem distinção de classe social, raça, nacionalidade, cultura, religião, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar seres humanos. Os direitos assegurados são, principalmente, relacionados a direitos fundamentais à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Além disso, nos auxilia no entendimento que a lei deve ser igual para todos sem distinção de qualquer tipo.
As aplicações éticas no contexto profissional são diversas e muito necessárias, por esse motivo sabe-se que a ética é a base da responsabilidade social e conduta profissional. Com os grandes avanços dos processos industriais e devido à crescente globalização, nossas expectativas e preocupações como sociedade vem se modificando. A preocupação com o meio ambiente ganhou espaço e faz parte da responsabilidade profissional, social e ética de cada indivíduo.
Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP)
É um órgão institucional que tem por objetivo proteger o bem-estar dos indivíduos pesquisados. É um comitê interdisciplinar e independente, responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas que envolvam a participação de seres humanos.
A missão do CEP é salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa.
Além disso, o CEP contribui para a qualidade das pesquisas e para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e no desenvolvimento social da comunidade. Contribui ainda para a valorização do pesquisador que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada.
O CEP também tem caráter consultivo e fornece orientação acerca de como tornar explícita, no projeto de pesquisa, a garantia de respeito aos princípios éticos de não maleficência, beneficência, justiça e autonomia aos sujeitos.
Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)
O TCLE é o documento que garante ao participante da pesquisa o respeito aos seus direitos. Deve ser redigido em forma de convite e conter o número de telefone e endereço para contato com o pesquisador. Além disso, o TCLE deve explicar claramente os objetivos de pesquisa, riscos e possíveis benefícios na esfera individual e social daquela determinada pesquisa.
 
 
Atividade Extra
Nesse contexto, recomenda-se a leitura dos artigos:
“Pesquisa envolvendo seres humanos” no portal da Fiocruz (link: https://portal.fiocruz.br/envolvendo-seres-humanos).
“Comitês de Ética ajudam a regular pesquisas com seres humanos” (link: https://www.ipea.gov.br/cts/pt/central-de-conteudo/artigos/artigos/228-comites-de-etica-ajudam-a-regular-pesquisas-com-seres-humanos-no-brasil).
 
 
Referência Bibliográfica
· GILLON,R. Justice and medical ethics. Br Med J (Clin Res Ed). 291(6489):201-2. 1985 Jul 20.
· MENAPACE,M. Scientific Ethics: A New Approach. Sci Eng Ethics.25(4):1193-1216. 2019 Aug.
· BIOETHICS AND SCIENCE. Hastings Cent Rep. 48(2):2 2018 Mar.. doi: 10.1002/hast.829. PMID: 29590522.
· Resolução CNS 466/2012 (publicada em 13/06/2013)

Continue navegando