Buscar

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA DOS PÉS.

Ao estudar a marcha do ser humano, a literatura descreve que ela acontece mediada por unidades, chamada de ciclo da marcha. Esse ciclo é caracterizado pelo período em que o calcanhar de um pé toca o chão, até o momento em que esse pé toca o solo novamente. Esse ciclo também recebe o nome de passada, e é de suma importância que você, futuro podologista entenda as suas características, pois, quando o paciente apresentar disfunção, esta será uma das alterações que você deverá descrever. 

Contudo, também sabemos que há uma subdivisão neste ciclo em fases, e que ambas são fundamentais para o deambular com normalidade.

 LOPES, Daniele Almeida. Cinesiologia e Biomecânica dos Pés. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020

Diante do exposto e baseando-se no conteúdo estudado na disciplina, descreva quais são essas fases e as suas características principais. 


💡 4 Respostas

User badge image

liliane raynert

A fase de apoio:

Se refere ao momento da marcha em que o pé está em contato direto com a superfície do chão e suporta todo o peso corporal. Essa fase propicia ao membro inferior suportar o peso do corpo e, assim, atuar como um amortecedor de impacto ao mesmo tempo que favorece o avanço do corpo sobre o membro que está sustentando-o.

A fase de balanço: 

E o período da marcha em que o pé não está em contato com o solo, isto é, não está mais carregando o peso do corpo, e o corpo se desloca anteriormente. Essa fase também permite que os dedos deixem o chão e que aconteçam ajustes no tamanho do membro inferior.

Suas principais características são: O comprimento do passo, o comprimento da passada, a largura do passo e o ângulo de progressão.

2
Dislike0
User badge image

Shitszu

Ah sim
0
Dislike0
User badge image

Ana Cláudia Freitas

Ótimo ????
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais