Buscar

A primeira metade do século XX, a América Latina passou por transformações políticas e sociais, sendo que essas mudanças dariam novos rumos....

I. No Brasil, no ano de 1930, Getúlio Vargas assume o país e iniciou um processo de mudança no estado brasileiro, principalmente criando leis trabalhistas e nacionalizando a economia, por outro lado a democracia continuava em recesso, principalmente após a fundação do Estado Novo em 1937.

II. A Argentina, estava presente o fenômeno do populismo, no qual o presidente Juan Domingo Perón buscou criar uma identificação com as camadas populares, ou seja, dirigia-se as massas sem intermédio de instituições, por meio de seu carisma conquistava o povo e evitava maiores embates na sociedade.

III. No Chile, com a eleição democrática de Salvador Allende atreves do Partido Unidade Popular, o presidente pretendia transformar o Chile em um país socialista por vias legais.

IV. Os EUA tinham um papel muito importante no monitoramento e combate a qualquer coisa que remetesse a ideia de comunismo, entretanto, esse país não acreditava que o comunismo chegasse na América Latina, por isso, os EUA nunca interferiu diretamente nas questões políticas dos outros países americanos.

V. A Guerra Fria não teve impactos claros na América Latina. Como esse confronto ocorreu apenas entre os EUA e a União Soviética, os outros países da América puderem ter algumas anos de paz.

A partir das afirmações e do contexto que se encontrava a América no período em destaque, as alternativas corretas são:

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina