Buscar

Quais as formas de reparo tecidual e como elas ocorrem?

💡 3 Respostas

User badge image

Bruna Marques

O processo de reparo tecidual, como já vimos, pode acontecer de duas formas. Por isso, separamos cada uma das formas em tópicos, para que sua atuação ficasse clara. Confira:


Cicatrização

O processo de cicatrização acontece em tecidos lesados que não são capazes de se regenerar ou em associação com a ação regenerativa.


Essa forma de reconstrução é amplamente encontrada em ferimentos grandes ou em:


Casos de lesão tecidual grave ou crônica, que causam danos as células parenquimatosas, ao epitélio e a matriz extracelular;

Caso de lesão em células que não se dividem, como: neurônios e células da musculatura cardíacas.

Outros.

A cicatrização tem seu início até 24 horas depois da lesão surgir ou ser feita. Essa fase é marcada pela concentração de fibroblastos e células endoteliais na região.


Depois de 3 a 5 dias após essa concentração, é possível encontrar o tecido de granulação na lesão. Ele é conhecido como um tipo especializado de tecido, típico do processo cicatricial.


Esse tipo acumula matriz de tecido conjuntivo – tecido que forma, de fato, as cicatrizes. A cicatriz pode ser remodelada ou ter sua aparência alterada futuramente por fatores externos ou do próprio corpo.


Regeneração

O processo regenerativo acontece quando o tecido é capaz de restituir seus componentes lesados e, assim, retornar ao seu estado normal.


Esse processo acontece em tecidos que apresentam células estáveis. Podemos encontrá-las nos tecidos:


Do pâncreas;

Do fígado;

Das glândulas suprarrenais;

Da tireoide;

Dos pulmões.

Também podemos encontrar esse processo em tecidos com células lábeis.


Nesse caso, é preciso que a matriz extracelular esteja preservada para que essas células consigam se replicar e haja a regeneração. Podemos encontrar casos assim:


Nos tecidos hematopoiéticos;

Na maior parte dos epitélios de superfície;

Outros.


1
Dislike0
User badge image

Bruna Marques

O reparo tecidual é um processo em que o organismo reconstrói a arquitetura de um tecido danificado. Existem dois tipos de reparação: regeneração e cicatrização

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais