Buscar

a) Explique o ciclo reprodutivo da égua. b) Qual a importância do exame andrológico no garanhão?

💡 1 Resposta

User badge image

Samara Mendes

 A-ciclo estral em éguas é o período de que se estende de uma ovulação até a subsequente. A repetição dos ciclos, ou cios, é o que prepara o animal para receber a concepção. 

Nas éguas, o período ocorre repetidas vezes, uma vez por ano, no momento em que há maior incidência solar. 

Isso ocorre porque o animal necessita de mais luminosidade para apresentar o cio pois inibe a glândula pineal a produzir a melatonina, que é o hormônio responsável pela regulação dos ritmos do corpo, relógio biológico e sono.

Já o GnRH, que é o hormônio que libera a gonadotrofina atua na adeno-hipófise, provocando a liberação de LH (hormônio luteinizante) e o FSH (hormônio estimulante do folículo), que produz o estrogênio. Dessa forma, há um desenvolvimento máximo do folículo e consequentemente um pico de estrogênio (estimula a receptividade da égua), próximo a ovulação, levando a égua ao cio.

Nos meses de inverno essa atividade hormonal se torna bastante reduzida, conhecida como anestro sazonal. Vale lembrar que existe um período de transição entre os meses de ciclicidade e anestro, em que há atividade ovariana mas não suficiente para que haja a inseminação. 

Além da luminosidade, fatores como nutrição, temperatura e estado sanitário podem alterar os padrões de ciclo estral.


B-exame andrológico em equinos é um manejo essencial para o sucesso da aplicação de biotécnicas reprodutivas. Com ele é possível avaliar se o garanhão possui as condições físicas básicas para realizar a monta, no período adequado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais